Criciúma

Com ideia de Salvaro, Criciúma terá usina solar para geração de energia em todas as escolas municipais

Uma usina solar será criada no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina

Por Rafaela Custódio -

Em 10/07/2023 às 09:03
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Unsplash/Ilustrativa

A Prefeitura de Criciúma tem em fase de desenvolvimento um projeto para a implantação de Geração Distribuída através da utilização de energia solar fotovoltaica em todas as escolas municipais. O objetivo é que, até o final do ano, a usina solar esteja instalada no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. 

A futura usina solar fotovoltaica, com otimização de potência para atender as 63 escolas municipais, trará economia e benefícios ambientais. “Estamos na fase do desenvolvimento do projeto, que foi terceirizado com o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Após a instalação, que deve ocorrer ainda neste ano, serão 36 meses para amortização, ou seja, teremos a redução do valor total do investimento. As contas de energia das escolas municipais serão zeradas e o investimento será pago. São gastos cerca de R$ 100 mil por mês com energia nas escolas municipais”, explica o secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso,em entrevista aoPortal Engeplus

Conforme Cardoso, a ideia do projeto é do prefeito Clésio Salvaro. “Foi o prefeito quem pensou no projeto e visou a melhoria nas escolas e na economia para o município. Não sei em que momento ele pensou nesta ideia, porém ele trouxe o projeto para ser desenvolvido”, comenta. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Com a economia do projeto, o governo municipal poderá investir ainda mais em educação. “Todo mês teremos um valor para poder investir na educação e também em outras áreas de Criciúma. Realmente, é muito importante termos um prefeito visionário, pois assim ele ajuda a cidade e a população”, destaca Cardoso. 

Faltam 60 dias para que o projeto fique pronto. “Após o projeto ser entregue, teremos que iniciar a licitação das placas solares. Ainda não sabemos quanto custará ao todo”, admite o gestor. As placas serão instaladas em uma área pertencente ao Parque dos Imigrantes. “Será um hectare de terra utilizado para a instalação das placas”, acrescenta. 

De acordo com o engenheiro eletricista, Leandro Gonçalves Costa, a rede elétrica nas escolas não será modificada. “A energia excedente gerada pela usina fotovoltaica será injetada na rede da concessionária local, gerando um crédito, o qual será compensado nas faturas de energia elétrica das unidades consumidoras das escolas. Fica tudo fisicamente como está”, garante. 

O que é energia fotovoltaica? 

A energia fotovoltaica utiliza a radiação emitida pelo sol para gerar energia elétrica. Após a instalação das usinas, mais de 5 mil toneladas de CO2eq (equivalente de dióxido de carbono) devem deixar de ser emitidas para a atmosfera. 

Leia mais sobre:

criciuma,

economia,

EDUCAÇÃO,

energia solar.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral