Por Rafaela Custódio -
Em 28/12/2023 às 11:31Os municípios de Criciúma e Forquilhinha não renovaram o contrato com a empresa responsável pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e terão um novo formato de trabalho a partir do dia 1° de janeiro.
O contrato dos municípios com a empresa responsável pelo SVO encerra no dia 31 de dezembro. “O nosso serviço será por meio de médicos. Se o paciente morrer em hospitais, em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quem deve prestar o serviço é o médico assistente. Os médicos contratados atenderão os óbitos em residências. O serviço será realizado em sete dias por semana, 24 horas por dia. Teremos um formado mais rápido e ágil para as famílias. É importante ressaltar que atenderemos mortes naturais e em outros casos é com a Polícia Científica, por meio do Instituto Médico Legal (IML)”, explica a diretora-executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Macro-Sul), Rubia Bressiane.
O pagamento aos médicos contratados ocorrerá por óbito. “Atualmente, nós pagamos por mês pelo serviço. Mas, o sistema será mudado a partir de janeiro. O credenciamento para os médicos é aberto e todos podem participar pelo consórcio. Pode ser qualquer médico, não precisa especialidade”, detalha. Segundo Rubia, o principal objetivo da mudança é trazer agilidade e economia. “O serviço continuará sendo prestado para a população normalmente. O município continuará com o serviço”, frisa. “Já alinhamos o novo atendimento com outros órgãos como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, por exemplo”, acrescenta.
Os moradores de Criciúma deverão entrar em contato com a Central Funerária pelo telefone (48) 3056-2222. Já em Forquilhinha, os moradores poderão acionar o serviço pelos telefones (48) 9.9632-9220 | (48) 9.9625-2533.
Leia mais sobre:
criciuma,
Forquilhinha,
svo.
Resultado
Bairro Próspera
ViverCom
Infraestrutura
Trajetória familiar
Infraestrutura