Por Lucas Renan Domingos -
Em 23/03/2023 às 20:00Rápido e intenso. Assim foi o temporal que chegou em Criciúma na tarde desta quinta-feira, dia 23, provocando chuvas e fortes rajadas de vento. No município, a região com maior número de ocorrências foi na região do bairro Rio Maina.
De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, Rosinei da Silveira, a coordenadoria municipal do órgão ainda está na rua atendendo as ocorrências. Os dados ainda não foram divulgados.
“As informações que a Defesa Civil de Criciúma me passou até o momento é de que houve destelhamentos parciais. A ocorrência de maior impacto foi a queda da cobertura de um posto de combustível”, disse Silveira.
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Um dos radares do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) instalados em Criciúma registrou uma velocidade máxima de vento de 46 km/h. “Esta intensidade já é suficiente para provocar alguns estragos. Mas como foi a entrada de uma tempestade, pode ser que tenha sido mais forte em áreas onde não há o monitoramento”, explicou o coordenador regional da Defesa Civil.
Destalhamentos e quedas de árvores e postes
A reportagem do Portal Engeplus circulou por alguns bairros de Criciúma e registrou os estragos causados pelos ventos. No bairro Laranjinha, uma árvore de grande porte caiu e bloqueou as duas pistas da rua Antônio Serafim, causando lentidão no trânsito. Os motoristas precisaram desviar dos galhos para seguir.
Vídeo: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
No bairro Rio Maina, houve destalhamentos de casas, quedas de fios de energia e galhos de árvores quebrados. Perto dali, a ocorrência que mais chamou a atenção em Criciúma na tarde desta quinta-feira. Um posto de combustível localizado no bairro Liberdade teve a sua cobertura danificada pelos ventos.
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Na comunidade de Nossa Senhora do Carmo, na rodovia José Spilere, outra cena de despertar a curiosidade quem passou pelo local. A força do vento quebrou árvores, arrancou fios de energia elétrica e derrubou outdoors.
Vídeo: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Por volta das 19h45 desta quinta-feira, mais de 7 mil unidades consumidoras de Criciúma estavam sem o fornecimento de energia elétrica, a maioria na região do bairro Rio Maina, como Colonial, Catarinense, Laranjinha, Metropol, Rio Maina, São Marcos, São José, Vila Francesa, Vila Isabel, Vila Macarini, Vila São Jorge, Vila São José e Vila Visconde, além do Próprio Rio Maina. Logo após o temporal, a quantidade de unidades consumidoras chegou a 9 mil.
Leia também:
Chuva forte com trovoadas chega em Criciúma
Árvore inteira cai no bairro Laranjinha e bloqueia principal rua da comunidade
Mais de 9 mil unidades sem energia em Criciúma
Residências e comércios sofrem prejuízos com destelhamentos
Vento derruba parte de cobertura de posto de combustível em Criciúma
Fortes chuvas afetam comunidades do interior de Jacinto Machado
Siderópolis, Treviso e Criciúma tiveram estragos em redes elétricas
Pronto Atendimento 24h de Cocal do Sul é atingido por vento forte
Leia mais sobre:
criciuma,
geral,
vento,
chuva,
temporal.
Acompanhamento
Em agosto
Reconhecimento
Capivari de Baixo
Nações Shopping
Grupos de Mães
Reconhecimento
Grupos de Mães