Publieditorial

Passo a passo de como recuperar vídeos corrompidos usando o Repairit

O Wondershare Repairit é uma solução eficiente para os momentos em que bate o desespero

Por Redação Engeplus

Em 21/03/2023 às 13:18
imagem da noticia

Você sabe o que são os vídeos corrompidos? São aqueles arquivos audiovisuais que, por alguma forma, foram danificados ou interrompidos. Normalmente, isso acontece mesmo durante o processo de gravação. A sorte é que dá para recuperá-los! Para isso, veja o passo a passo de como recuperar vídeos corrompidos usando o Repairit.

Inicialmente, um arquivo de vídeo é corrompido quando há falhas durante a gravação, transferência, armazenamento ou reprodução. Como resultado, a pessoa usuária não consegue visualizá-lo, em virtude de distorções. Porém, com o uso de softwares de recuperação de dados, é possível repará-los.

Um dos produtos mais indicados para este tipo de situação, sem dúvidas, é o Wondershare Repairit. O programa ajuda nos momentos em que seus vídeos e demais arquivos de imagem, simplesmente, não abrem mais. Confira um tutorial simples de como fazê-lo.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Como recuperar vídeos corrompidos com o Repairit

Antes de mais nada, vamos entender como o programa funciona? A princípio, você pode recuperar vídeos corrompidos usando o Repairit em diferentes situações. Por exemplo:

  • Pixelização;

  • Fotos ou vídeos corrompidos;

  • Vídeo desfocado ou congelado;

  • Arquivos que não abrem.

A solução é viável para vídeos gravados em diferentes equipamentos, de diversas marcas. Ademais, formatos variados são comportados pelo programa, a exemplo de MP4, JPG, MOV e AVI.

Além disso, é possível adicionar vídeos em lote para recuperação, desde Full HD até 8K. Outro ponto importante é que, da mesma forma que pode recuperar vídeos corrompidos com o Repairit, restaura arquivos de áudio.

Passo a passo para recuperar vídeos corrompidos com o Repairit

Inicialmente, o processo de recuperação dos vídeos é feito em três passos básicos, ou seja, adicionar o arquivo, reparar e salvar. Porém, podemos destrinchar as etapas de recuperar vídeos corrompidos em um passo a passo simples de ser seguido. Veja.

  1. Em primeiro lugar, instale e abra o Wondershare Repairit na sua máquina;

  2. Em seguida, adicione um ou mais vídeos corrompidos que queira recuperar;

  3. No próximo passo, clique no botão “Reparar” para dar início à restauração;

  4. Note que você pode pré-visualizar o arquivo e, após a execução do processo, salvar na pasta de preferência (exceto onde o mesmo foi corrompido).

Há, entretanto, casos graves de corrupção nos quais o processo acima ainda não consegue recuperar. Sendo assim, o ideal é optar pelo reparo avançado, adicionando uma amostra de vídeo para reparo.

O programa simplesmente usa as informações deste arquivo inserido para, então, recuperar o corrompido com o mesmo formato. Vale ressaltar que o processo é basicamente o mesmo tanto no sistema operacional Windows quanto no Mac.

Posso recuperar vídeos sem som?

Sim, uma das funcionalidades do programa é justamente essa, restaurar arquivos sem áudio. Por isso, veja mais um passo a passo, desta vez, de como recuperar vídeos corrompidos sem áudios, ou seja, reparar vídeo sem som usando o Repairit.

  1. Primeiro, abra o Repairit na sua máquina;

  2. Em seguida, adicione o arquivo corrompido, ou sem áudio, por meio do botão “Adicionar”;

  3. Selecione um ou mais arquivos que precisam ser restaurados e, finalmente, clique no botão “Reparar”;

  4. O processo será iniciado e, uma vez que esteja em andamento, você pode visualizar as correções feitas;

  5. Salve o vídeo na pasta desejada, desde que não seja aquela onde o arquivo foi ocasionalmente danificado.

Assim como nos vídeos corrompidos, você pode optar pela Reparação Avançada caso o resultado não saia como o esperado. Novamente, é necessário adicionar um vídeo de amostra para que o Repairit use suas características e, assim, recupere o vídeo sem áudio.

Como evitar que o arquivo fique corrompido?

Embora você saiba como recuperar vídeos corrompidos usando o Repairit, o ideal é evitar que esse tipo de problema aconteça. Primeiramente, use dispositivos de armazenamento confiáveis, como unidades USB e cartões SD de boa qualidade. Evite dispositivos falsificados para não causar danos aos arquivos.

Além disso, evite interrupções durante a gravação, sempre faça backups regulares dos arquivos e dispositivos, além de manter seus softwares de gravação sempre atualizados. E no caso dos vídeos sem áudio, como evitar?

Inicialmente, esse problema acontece quando o vídeo é armazenado em pastas danificadas, problemas de conversão, falha de energia ou vírus. Para que o problema não ocorra, instale um antivírus e, também, use conversores de qualidade.

Por fim, evite situações em que o sistema seja interrompido durante cópias ou transferências, além de manter sempre cópias de segurança. Assim, você não precisa recorrer aos tutoriais de como recuperar vídeos corrompidos usando o Repairit (ao menos, com tanta frequência).

Leia mais sobre:

arquivo,

repairit,

corrompido.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral