Trânsito

Criciúma: estudo da central semafórica será entregue em maio e instalação deve ocorrer em 2024

A Consultran Engenharia é a empresa responsável pelo estudo

Por Rafaela Custódio -

Em 23/02/2024 às 11:27
imagem da noticia
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus/Ilustrativa

Criciúma receberá o estudo da central semafórica no mês de maio e deve já iniciar o processo de licitação. A empresa responsável pelo estudo técnico é a Consultran Engenharia, vencedora da licitação no valor de R$ 2,5 milhões. 

A central semafórica é um sonho antigo da atual gestão e está incluída no pacote de investimentos via Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) - empréstimo de 25 milhões de dólares contratado pela prefeitura. Somente após a conclusão do projeto é que o Paço Municipal saberá o valor que precisará desembolsar para a instalação de equipamentos e pleno funcionamento da tecnologia.

“O estudo vai ser entregue em maio, vamos colocar a licitação dos equipamentos da central semafórica e acreditamos que ainda em 2024 poderemos realizar este sonho antigo. Vale ressaltar que não é só comprar o semáforo, pois é necessário realizar um estudo também sobre o tráfego, ruas, avenidas. O estudo nos mostra sacadas e possibilidades de melhorar o trânsito”, explica o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, em entrevista ao Portal Engeplus

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A central semafórica deve ser instalada na Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). “O projeto da central semafórica consiste na substituição dos semáforos para um inteligente e ele identifica o tráfego, a quantidade de veículos que possui em uma via e programa o trânsito para fluir. Existe a onda verde, ou seja, o motorista poderá atravessar a avenida Centenário sem parar em sinal vermelho, por exemplo. É um conceito que parece básico, mas não é, porque não é apenas os semáforos e, sim, todo um planejamento de trânsito, que pode envolver até obras”, detalha. 

Segundo Pavan, o estudo está acontecendo e encerra em maio. “O estudo é aquisição de parte da central. Onde deve ter o semáforo? É necessário construir uma rótula, modificar algum cruzamento? Essas perguntas serão respondidas. É um estudo completo do fluxo de trânsito da cidade. Já temos ideia do que será necessário e estamos trabalhando na licitação da central semafórica”, frisa. 

O secretário municipal de Governança, garantiu que o prefeito Clésio Salvaro está acompanhando o processo da central semafórica. “Janeiro é um mês atípico no trânsito de Criciúma, pois não tem aula, muitas pessoas pegam férias e diminuiu os carros nas ruas e não adianta fazer estudo neste mês e, sim, nos meses normais, mas acreditamos que em maio será entregue”, ressalta. 

Atualmente os semáforos de Criciúma são analógicos. Em caso de acidentes ou necessidade de intervenção, é preciso mobilizar equipes da Polícia Militar ou agentes de trânsito. Com os semáforos tecnológicos, as mudanças poderão ser feitas direto da central, inclusive determinando onda verde em horários de pico, sobretudo na avenida Centenário.  

Leia mais:

Falta de recursos impede a implantação de uma central semafórica na Avenida Centenário

Prefeitura de Criciúma vai contratar estudo para implantação da central semafórica

Criciúma: estudo da central semafórica inicia em junho e prefeitura planeja execução do projeto em 2024

Leia mais sobre:

criciuma,

central semafórica.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral