Desperdício

Erro operacional deixa reservatório da Casan vazando em Criciúma

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento afirmou que está corrigindo o problema

Por Rafaela Custódio

Em 14/10/2024 às 10:28
imagem da noticia
Foto: Reprodução

Um erro operacional fez com que um reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) vazasse diversos litros de água no bairro Comerciário, em Criciúma, no último fim de semana. 

O chefe da Agência da Casan de Criciúma, Jaison Speck, explicou sobre o problema no reservatório. “Quando a gente constrói um reservatório, após a sua finalização, temos que fazer um teste de estanqueidade. O que é isso? Nós precisamos encher o reservatório, verificar se há estanqueidade, ou seja, nada de água pode estar vazando e depois desse teste de estanqueidade, temos que fazer uma inspeção operacional interna para verificar quais as reais condições depois de um tempo dele em carga. Então essa inspeção vai acontecer nesta segunda-feira. O que houve no último fim de semana foi um equívoco operacional”, explicou em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Conforme Speck, houve um erro operacional, uma falha em vedar um dos registros que entra água no reservatório. “Nós esvaziamos todo esse reservatório, abrimos a tampa para a realização da inspeção e aquela tampa tem apenas um parafuso, porque hoje, na segunda-feira, a parte técnica da Casan estará fazendo a vistoria interna dele. O que aconteceu nesse erro operacional é que um dos registros que era para ter sido fechado, por ser um reservatório novo, o operador que fez essa manobra não tinha o total domínio dos registros que era para abrir e fechar. Aconteceu esse equívoco e ele começou a encher. Quando a gente percebeu que ele estava enchendo, acabamos desligando o sistema de bombeamento e fechamos esse registro. Só que, como aquela portinhola de inspeção estava somente com um parafuso, gerou esse vazamento de água. Estamos cientes disso e afirmo que foi um erro operacional, porém já chamamos toda a equipe, já treinamos a equipe para que isso não venha acontecer. Fizemos as correções que tinham que ser feitas e hoje a gente vai estar fazendo a parte de inspeção técnica interna depois desse teste de 40 dias de estanqueidade do mesmo”, garantiu.  

O chefe da Agência da Casan de Criciúma afirma que no reservatório havia 50 mil litros de água. “O sistema de bombeamento estava ligado, estava enchendo os reservatórios e começou a encher ele. E aí, no que deu o nível, aparentou aquela água vazando. Então, aquela portinhola tem no seu entorno 32 parafusos. E no dia, aquilo ali só estava com um porquê, a inspeção vai ser feita hoje. Por isso que estava vazando daquela forma”, detalhou. 

Falta d'água

Ao ser questionado sobre a falta de água no bairro Mina Brasil, Speck falou sobre os problemas. “Nós temos um canal que passa uma adutora, na parte do canal auxiliar, e detectamos pela manhã desta segunda-feira, que uma braçadeira acabou se soltando, que ela prende essa nossa adutora e isso acabou afetando o bairro Mina Brasil. Toda aquela região está realmente sem água, só que a gente já está lá com a equipe operacional resolvendo o problema”, comentou. 

Siderópolis 

Em Siderópolis também há registro de falta de água. “Nós também estamos fazendo um novo reservatório no município, então hoje é uma parada programada que estamos fazendo a interligação da rede, da adutora, ao novo reservatório que lá vai ser construído, então é uma parada programada no sistema da Casan”, finalizou. 

Leia mais sobre:

criciuma,

casan.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral