Criciúma

Revitalização da avenida Luiz Lazzarin: inauguração deve ocorrer em outubro deste ano

O investimento total para a execução dos trabalhos é de R$ 12.724.374,58

Por Rafaela Custódio -

Em 14/05/2024 às 12:57
imagem da noticia
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus

As obras de revitalização da avenida Luiz Lazzarin, em Criciúma, estão completando sete meses e chegaram aos 40% da sua execução. A Prefeitura Municipal trabalha para que os serviços sejam finalizados até outubro deste ano. Com mais de três quilômetros de extensão, a via é o principal acesso ao distrito do Rio Maina.  

A avenida está sendo alargada em pontos estratégicos, nos trechos com maior fluxo de veículos, e receberá canteiros centrais, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixas em toda a sua extensão. A obra terá, ainda, serviços de drenagem nas margens da pista, drenagem transversal, terraplanagem nos pontos de alargamento, recuperação do pavimento atual, colocação da nova capa asfáltica, sinalização e realocação dos postes de energia. Além disso, serão instalados dispositivos de segurança para a redução de velocidade. O investimento total para a execução dos trabalhos é de R$ 12.724.374,58, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

“O prazo de execução é até outubro. Acreditamos que no final de outubro a obra esteja finalizada e poderemos inaugurar. Temos reuniões todas as segundas-feiras com a empresa responsável pelo serviço. Até o momento, 40% da obra está pronta, entretanto, cobramos a empresa, que aumentará o efetivo para cumprir a data”, explica o diretor Operacional de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, João Paulo Casagrande.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Conforme Casagrande, o principal desafio da obra é que o local é totalmente urbano, conta com tráfego de veículo intenso, sendo que passam 35 mil carros por dia pela via. “Temos que executar a obra sem fechar totalmente o trânsito, com isso, o primeiro do impacto é causado pela mobilidade. Em seguida, não podemos fechar a avenida em virtude dos comerciantes. Não podemos prejudicá-los. E, por isso, combinamos com a empresa que ela vai trabalhar por etapa, ou seja, não vai abrir uma nova frente de serviço sem asfaltar o que já terminou, para não ficar um canteiro de guerra e não trazer prejuízos as pessoas”, comenta. 

O que já foi feito? 

O diretor operacional explica que a pavimentação asfáltico do trecho inicial, ou seja, do Super Moniari até a Klipper Máquinas já foi realizada. Eles têm algumas frentes, pavimentação, reconstruir o pavimento e também a parte da calçada, que estamos criteriosos com esta etapa”, afirma. 

Trânsito 

Mesmo sem a interdição completa da via, foram estabelecidas rotas alternativas a cada fase da obra, para evitar transtornos. Na primeira fase, os motoristas que trafegarem na avenida Luiz Lazzarin, no sentido Centro/Rio Maina, devem acessar a rua Nibeli Ugioni e seguir pela rua João Colombo, com destino à Avenida dos Imigrantes.

“O fluxo Rio Maina ao Centro está aberto, porém, Centro ao Rio Maina está fechado das 7 às 18 horas. Pedimos que os motoristas peguem rotas alternativas e estamos intensificando as sinalizações”, garante. 

Leia mais sobre:

criciuma,

rio maina,

avenida Luiz Lazzarin.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral