Por Samuel Borges - samuel.borges@engeplus.com.br
Em 04/05/2024 às 17:16A Rua Coberta Giro Henrique Lodetti foi inaugurada em Criciúma na manhã deste sábado, dia 4. A via, que tem 140 metros de extensão e conecta as ruas São José e Henrique Lage, foi idealizada com a proposta de revigorar o comércio no Centro da cidade, concentrando principalmente comerciantes do ramo da gastronomia.
O ato de inauguração foi prestigiado pela população e contou com a presença de autoridades políticas, comerciantes e de familiares do imigrante italiano que dá nome à rua. O público pôde acompanhar apresentações musicais e de dança, enquanto empreendedores vendiam comidas, bebidas, roupas, artesanatos e acessórios no local.
Inauguração da Rua Coberta teve apresentações culturais. (Foto: Samuel Borges/Portal Engeplus)
A gestão da Rua Coberta será feita pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Segundo o prefeito Clésio Salvaro, há uma preocupação do governo em não deixar a área central “envelhecer”. “Em grandes metrópoles, o que se observa é o envelhecimento do Centro, e estamos tentando ir na contramão disto. O objetivo é renovar essa região. Temos prevista aqui a abertura de uma grande academia, por exemplo, e de outras lojas diversas”, afirma o prefeito.
Salvaro tem a expectativa de ver a iniciativa privada se estabelecer no local em pouco tempo. “No máximo, em três meses tudo isso vai estar ocupado. O poder público fez sua parte em termos de investimento. Agora fica o chamado para a sociedade, para que os comerciantes se organizem e ocupem esse espaço, façam melhorias nas fachadas e lojas, como ocorreu na rua Coronel Pedro Benedet. E público para isso, com certeza temos”, afirmou o gestor.
A comerciante e empreendedora Cláudia Guimarães tem um negócio de doces e bolos e esteve presente na inauguração. Ela ficou sabendo da iniciativa por meio da Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe) da região. “A Ampe abriu essa oportunidade e acredito que esse local vai ajudar no comércio. Pretendo comparecer em todas as feiras que forem realizadas aqui para vender meus produtos”, disse Cláudia.
O nome da Rua Coberta
Enrico Domênico Lodetti nasceu no dia 13 de setembro de 1884, em Fera Gera d’Adda, na região da Lombardia, na Itália, e chegou ao Brasil com os pais, em 1890.
Enrique, em seu nome brasileiro, participou do desenvolvimento de Criciúma, incluindo a construção do Hospital São José (HSJ), a fundação do Bairro da Juventude, entre outras obras.
Em 1973, a via foi denominada Travessa Henrique Lodetti, por meio da lei municipal n° 1012. O novo nome traz a palavra Giro, que em italiano remete a “passeio”. A família e descendentes de Enrico participaram do ato de inauguração neste sábado.
Construção e desafios atrasaram entrega da obra
O Portal Engeplus acompanha a obra desde sua idealização. Ela iniciou no segundo semestre de 2022, com a previsão de inauguração em janeiro de 2023. No entanto, problemas no processo de construção da rede de distribuição subterrânea de energia elétrica chegaram a paralisar a obra e afetaram comerciantes e lojistas. Além disso, a prefeitura precisou fazer um novo aporte financeiro para corrigir um erro de projeto que permitia que a água da chuva atingisse a área abaixo da cobertura.
Conforme o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jori Ramos Pereira, os problemas relacionados a chuvas foram resolvidos. "Alguns tapumes ficaram planos e não escoavam bem a água, então colocamos artifícios de calhas. Acredito que 90% dos problemas foram resolvidos, e os demais devemos solucionar durante esta semana, colocando toldos em frente a algumas lojas", explicou.
A obra, conforme a prefeitura, teve investimento de mais de R$ 4,3 milhões, verba proveniente de emenda parlamentar da ex-deputada estadual Ada De Luca, da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) e recursos próprios do município. “É um investimento que valeu a pena pela reurbanização de toda a rua. A rua hoje recebe uma obra que vai fazer a diferença para a comunidade, bairros, lojistas, e indústria da cidade”, observou Pereira.
Comerciantes ocuparam as laterais da Rua Coberta neste sábado. (Foto: Samuel Borges/Portal Engeplus)
Trânsito na via
O trânsito de veículos leves na via foi liberado no fim de fevereiro, mas a prefeitura ainda decide se manterá ou não o tráfego de automóveis na Rua Coberta.
“Essa questão estamos discutindo internamente com a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), para ver a viabilidade de manter ou não o tráfego de veículos. A prioridade é a segurança das pessoas. Em primeiro momento vamos analisar a questão da mobilidade, como que ficaria o trânsito no entorno da rua caso seja fechado”, relatou o secretário.
Leia Mais
Criciúma desenvolve projeto de Rua Coberta na área central
Travessa Henrique Lodetti: projeto promete mudar a área central de Criciúma; veja imagens
Projeto da Rua Coberta de Criciúma é finalizado; orçamento está sendo estudado
Rua coberta de Criciúma: orçamento é finalizado e licitação será aberta na próxima semana
Rua coberta: Prefeitura abre licitação para construção e instalação de estrutura metálica
Obras da rua coberta de Criciúma devem iniciar em 15 dias
Travessa Henrique Lodetti será fechada para início das obras da Rua Coberta de Criciúma
Giro Henrique Lodetti: obras para a Rua Coberta estão em andamento
Travessa Henrique Lodetti: com obra parada, comerciantes são afetados e temem fechamento de lojas
Com mais de 30 anos de comércio, tradicional loja da rua Henrique Lage fecha as portas
Em reta final de obra, Travessa Henrique Lodetti recebe estrutura que vai acomodar a cobertura
Giro Henrique Lodetti: obras da Rua Coberta avançam e inauguração acontece em novembro
Rua Coberta de Criciúma: Salvaro admite erro no projeto e inauguração será apenas em 2024
Rua Coberta: Clésio Salvaro garante que inauguração acontece em maio
Rua Coberta de Criciúma é liberada para tráfego de veículos leves
Prefeitura de Criciúma vai instalar toldos e calhas para corrigir problemas com chuva na Rua Coberta
Rua Coberta de Criciúma será inaugurada neste sábado com atrações artísticas
Leia mais sobre:
criciuma,
comercio,
rua coberta.
Criciúma
Solidariedade
Sustentabilidade
Projeto Tigrinhos
Trabalho voluntário
Solidariedade
Projeto Tigrinhos