Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 04/03/2024 às 14:42Não existe previsão para a liberação do tráfego na Serra da Rocinha, na BR-285. O sistema de comboio está interrompido desde a última semana, quando a empresa responsável pela obra realizou detonação de rochas no KM 50,8. O trabalho ocorreu na quarta-feira, dia 28, e desde então é realizado o trabalho de limpeza e recuperação da pista.
“A situação está sendo avaliada diariamente para uma retomada segura do sistema de comboio. Pedimos a compreensão e colaboração de todos que utilizam essa rota. Mais informações serão divulgadas conforme houver novidades”, afirma o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Para quem utiliza a Serra da Rocinha, sobretudo no deslocamento entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, as rotas alternativas são a RS-110, a RS-020 e a BR-116.
ROTAS ALTERNATIVAS
– RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol.
– RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande-SC.
– BR-116, de Vacaria-RS a Lages-SC, seguindo pela SC-114 passando por São Joaquim e SC-390 Serra do Rio do Rastro até a BR-101 em Içara-SC ou Sombrio-SC.
Sobre a Serra da Rocinha
A Serra da Rocinha é considerada um importante corredor de turismo e une os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e está dentro da BR-285, rodovia que inicia em Araranguá e termina em São Borja (RS), na fronteira com a Argentina. O trecho catarinense conta com 22 quilômetros e faltam 580 metros para a conclusão da obra. A última previsão dada pelo Dnit é justamente março deste ano. O trecho conta com quatro viadutos, duas pontes e o Contorno de Timbé do Sul em operação.
O trecho gaúcho também está em execução. Orçada em R$ 72 milhões, a obra deve durar cerca de dois anos e meio. São 8,3 km de pavimentação e três pontes, a maior delas sobre o vale do rio das Antas terá 400 metros de extensão. Clique aqui e confira a reportagem especial.
Leia mais sobre:
br-285,
Timbé do Sul,
serra da rocinha,
sistema de comboio.
Morro da Fumaça
Oportunidade
Oportunidade
Vagas de emprego no Sul de Santa Catarina
Matéria atualizada
Educação fiscal
Cursos gratuitos
Morro da Fumaça