Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 18/10/2024 às 16:20Os 30 anos do eclipse solar total será comemorado em Criciúma. Por meio de uma programação especial no Parque Astronômico, os criciumenses poderão viajar no tempo e retornar para o dia 3 de novembro de 1994, data em que o fenômeno ocorreu. As atividades serão realizadas entre os dias 2 e 3 de novembro, das 15 horas às 21 horas. A programação será totalmente gratuita.
Segundo a coordenadora dos Clubes de Astronomia, Vanessa Medeiros, além de fomentar os estudos astronômicos, a principal finalidade do evento é proporcionar e compartilhar uma imersão sobre o eclipse solar total para as futuras gerações. A iniciativa terá palestras, mesas redondas, projeções astronômicas, visitas guiadas com astrônomos e sessões no planetário.
“Com base nos nossos cálculos, o próximo eclipse solar total acontecerá apenas em 2147. Com isso, diversas gerações não conseguirão vivenciar este momento que outras pessoas viveram na década de 1990. Aquela época foi um momento importante para estudos astronômicos em Criciúma, principalmente com a vinda de cientistas para o município. Então, este evento será importante para divulgarmos os estudos científicos e mostrarmos as evoluções dos equipamentos nesses 30 anos”, disse.
Além das atividades com os equipamentos do Parque Astronômico de Criciúma, uma exposição de documentos também será montada com os noticiários divulgados sobre o fato na época. Os arquivos são do Centro de Documentação (Cedoc) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), confira abaixo as fotos:
Leia mais sobre:
criciuma,
astronomia,
Parque Astronômico,
Eclipse solar total.
Cambará do Sul
Governo do Estado
Longe das drogas
Comércio aberto
100 anos de história
Festa julina
Segundo dia
Governo do Estado