Criciúma

Terceira etapa do Binário da avenida Santos Dumont é assinada e obra deve iniciar nos próximos meses

O prazo de execução da obra será de 720 dias

Por Rafaela Custódio

Em 19/11/2024 às 12:17
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Foto: Divulgação/Decom

A cidade de Criciúma deu um importante passo para a modernização de sua infraestrutura urbana nesta terça-feira, dia 19. O governo municipal assinou a ordem de serviço para o início das obras da terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont, que promete melhorar o fluxo de trânsito e proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres. 

Com um investimento de R$ 30 milhões, a terceira etapa engloba a duplicação da avenida Imigrantes Poloneses, com 950 metros de extensão, e a construção de um viaduto em curva, na altura da rótula entre a avenida Imigrantes Poloneses e a rua Miguel Patrício de Souza. A estrutura terá quatro faixas, cerca de 300 metros de extensão e 6,5 metros de altura.

A terceira etapa do binário terá um elevado de curva. (Foto: Divulgação/Decom)

A expectativa é que as intervenções sejam concluídas em até dois anos, proporcionando uma nova dinâmica de mobilidade e desenvolvimento para o município. 

O prefeito Clésio Salvaro ressaltou a importância da terceira etapa do binário. (Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus)

“O binário que já foi inaugurado e serviu inclusive com a trincheira, que está tudo certo, o desenvolvimento na área ali do entorno que foi atingida é gigantesco. Agora, vamos para uma terceira etapa. Uma obra calculada em R$ 30 milhões e que vai desembocar na Via Rápida através da rua Vergínio Conti e que para a cidade é tudo bom, porque também ela vai acabar se conectando com avenida Antônio Scotti, com aquela rua da AM Master Hall, que vai até a Lucas Peruchi, que começa lá no bairro São Defende. É o novo eixo de desenvolvimento para diminuir o trânsito aqui na avenida Centenário. A cidade vai continuar se desenvolvendo”, observou o prefeito Clésio Salvaro

A terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont contempla também a execução das obras de pavimentação, urbanização, obras de arte especiais, sinalização vertical e horizontal e obras complementares do viário da Avenida Santos Dumont/Carlos Pinto Sampaio.

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Parte do projeto da terceira etapa do binário de Criciúma. (Foto: Divulgação/Decom)

É uma obra extremamente complexa do ponto de vista de infraestrutura, além da pavimentação, tem a questão da obra de arte especial que é um elevado de curva, que é uma obra complexa e exige da empresa uma expertise extra. É uma obra de 720 dias, nós temos aí dois anos para fazer essa execução. Ela será muito importante para a mobilidade urbana, para o desenvolvimento do município. Sobre a complexidade, com certeza, uma obra desse porte mexe com a estrutura local e esperamos e estamos conversando com a empresa envolvida para que esse transtorno seja o menor possível”, comentou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira.

Jóri Ramos Pereira afirma que a obra será realizada em 720 dias. (Foto: Thiago Hockmüller)

O secretário informou que a Prefeitura de Criciúma já esteve reunida com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para realocação de postes. “Ainda não temos a data exata para o começo da obra. Esperamos que ainda este ano nós tenhamos o canteiro de obra pronto e as obras tenham início”, destacou.  

Os recursos para a execução da terceira etapa do binário são provenientes de uma operação de crédito internacional viabilizada junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). 

Sobre a primeira etapa

Foi iniciada em março de 2020 no bairro São Luiz. Englobou a drenagem que consiste na implantação de galerias de águas pluviais, implantação da rede de esgotamento sanitário e uma nova rede de abastecimento de água na Luiz Rosso. Nessa etapa também esteve incluída a pavimentação e urbanização das avenidas Santos Dumont, Carlos Pinto Sampaio e Imigrantes e das ruas Fioravante Benedet, Eugênio Tessman e Francisco Milioli. Foram mais seis quilômetros revitalizados. O trecho também recebeu calçadas acessíveis, rampas, canteiros centrais floridos, ciclofaixas, sinalização e iluminação. 

Segunda etapa

Na segunda etapa foi realizada a construção do viaduto e da trincheira. Além das duas estruturas de concreto armado, as obras contemplam acessos no entorno da obra. O investimento foi de R$ 16,6 milhões em pavimentação, urbanização, obras de arte especiais e complementares. 

O viaduto passa sobre a avenida Santos Dumont no sentido da rua Desembargador Pedro Silva com a Rodovia Luiz Rosso. A trincheira passa sob a Rodovia Luiz Rosso no sentido da Avenida Carlos Pinto Sampaio. O vão da trincheira tem a altura de 5.27 metros e a pista com duas faixas terá uma largura total de 12 metros. Já o vão do viaduto é de cinco metros.

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