Por Rafaela Custódio
Em 19/11/2024 às 12:17A cidade de Criciúma deu um importante passo para a modernização de sua infraestrutura urbana nesta terça-feira, dia 19. O governo municipal assinou a ordem de serviço para o início das obras da terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont, que promete melhorar o fluxo de trânsito e proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres.
Com um investimento de R$ 30 milhões, a terceira etapa engloba a duplicação da avenida Imigrantes Poloneses, com 950 metros de extensão, e a construção de um viaduto em curva, na altura da rótula entre a avenida Imigrantes Poloneses e a rua Miguel Patrício de Souza. A estrutura terá quatro faixas, cerca de 300 metros de extensão e 6,5 metros de altura.
A expectativa é que as intervenções sejam concluídas em até dois anos, proporcionando uma nova dinâmica de mobilidade e desenvolvimento para o município.
“O binário que já foi inaugurado e serviu inclusive com a trincheira, que está tudo certo, o desenvolvimento na área ali do entorno que foi atingida é gigantesco. Agora, vamos para uma terceira etapa. Uma obra calculada em R$ 30 milhões e que vai desembocar na Via Rápida através da rua Vergínio Conti e que para a cidade é tudo bom, porque também ela vai acabar se conectando com avenida Antônio Scotti, com aquela rua da AM Master Hall, que vai até a Lucas Peruchi, que começa lá no bairro São Defende. É o novo eixo de desenvolvimento para diminuir o trânsito aqui na avenida Centenário. A cidade vai continuar se desenvolvendo”, observou o prefeito Clésio Salvaro.
A terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont contempla também a execução das obras de pavimentação, urbanização, obras de arte especiais, sinalização vertical e horizontal e obras complementares do viário da Avenida Santos Dumont/Carlos Pinto Sampaio.
“É uma obra extremamente complexa do ponto de vista de infraestrutura, além da pavimentação, tem a questão da obra de arte especial que é um elevado de curva, que é uma obra complexa e exige da empresa uma expertise extra. É uma obra de 720 dias, nós temos aí dois anos para fazer essa execução. Ela será muito importante para a mobilidade urbana, para o desenvolvimento do município. Sobre a complexidade, com certeza, uma obra desse porte mexe com a estrutura local e esperamos e estamos conversando com a empresa envolvida para que esse transtorno seja o menor possível”, comentou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira.
O secretário informou que a Prefeitura de Criciúma já esteve reunida com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para realocação de postes. “Ainda não temos a data exata para o começo da obra. Esperamos que ainda este ano nós tenhamos o canteiro de obra pronto e as obras tenham início”, destacou.
Os recursos para a execução da terceira etapa do binário são provenientes de uma operação de crédito internacional viabilizada junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Sobre a primeira etapa
Foi iniciada em março de 2020 no bairro São Luiz. Englobou a drenagem que consiste na implantação de galerias de águas pluviais, implantação da rede de esgotamento sanitário e uma nova rede de abastecimento de água na Luiz Rosso. Nessa etapa também esteve incluída a pavimentação e urbanização das avenidas Santos Dumont, Carlos Pinto Sampaio e Imigrantes e das ruas Fioravante Benedet, Eugênio Tessman e Francisco Milioli. Foram mais seis quilômetros revitalizados. O trecho também recebeu calçadas acessíveis, rampas, canteiros centrais floridos, ciclofaixas, sinalização e iluminação.
Segunda etapa
Na segunda etapa foi realizada a construção do viaduto e da trincheira. Além das duas estruturas de concreto armado, as obras contemplam acessos no entorno da obra. O investimento foi de R$ 16,6 milhões em pavimentação, urbanização, obras de arte especiais e complementares.
O viaduto passa sobre a avenida Santos Dumont no sentido da rua Desembargador Pedro Silva com a Rodovia Luiz Rosso. A trincheira passa sob a Rodovia Luiz Rosso no sentido da Avenida Carlos Pinto Sampaio. O vão da trincheira tem a altura de 5.27 metros e a pista com duas faixas terá uma largura total de 12 metros. Já o vão do viaduto é de cinco metros.
Leia mais sobre:
criciuma,
Infraestrutura,
Clésio Salvaro,
Binário da Avenida Santos Dumont.
Regularidade
Primeira edição
Cobertura vacinal
Mais de 250 imóveis
Patrimônio histórico
Votação popular
Regularidade
Cobertura vacinal
Mais de 250 imóveis
Patrimônio histórico
Votação popular