Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 24/11/2024 às 08:38A Marinha do Brasil disse que a Balsa Sambaqui, utilizada na travessia do rio D’Una, em Imbituba, apresentou problema de infiltração que representa um “risco significativo para a segurança das operações e dos passageiros”. A atividade foi paralisada na última quinta-feira, dia 21, para a remoção da água acumulada e a manutenção no casco.
Em nota, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna disse que a medida foi tomada após uma inspeção naval de rotina. “Como em situações semelhantes ocorridas no passado, foi adotada a medida de retirar a balsa de circulação, de forma temporária. Essa decisão visa garantir que todas as discrepâncias sejam devidamente corrigidas antes de retomar as atividades normais. Embora essa ação possa causar a interrupção do serviço público por alguns dias, a prioridade é a segurança da navegação aquaviária e o zelo pela salvaguarda da vida humana em nossas águas”.
A Prefeitura de Imbituba comunicou a paralisação do serviço na tarde de sexta-feira, dia 22, explicando que houve o alagamento dos porões da embarcação. As equipes de manutenção do município finalizaram os trabalhos no casco da balsa, no entanto, o esgotamento completo da embarcação não pôde ser concluído devido às condições climáticas. O trabalho será retomado nesta segunda-feira, dia 25, e uma nova inspeção deve ocorrer após a finalização. Confira abaixo a nota da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna:
Retirada de tráfego Balsa do Rio D’Una– Laguna – SC
A Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, após realizar uma Inspeção Naval de rotina na Balsa SAMBAQUI, que opera na travessia do Rio D'Una, no município de Imbituba-SC constatou que a mesma apresentou um problema de infiltração de água, o que representa um risco significativo para a segurança das operações e dos passageiros. Como em situações semelhantes ocorridas no passado, foi adotada a medida de retirar a balsa de circulação, a partir do dia 21 de novembro, de forma temporária. Essa decisão visa garantir que todas as discrepâncias sejam devidamente corrigidas antes de retomar as atividades normais. Embora essa ação possa causar a interrupção do serviço público por alguns dias, a prioridade é a segurança da navegação aquaviária e o zelo pela salvaguarda da vida humana em nossas águas.
A Marinha do Brasil incentiva a participação da sociedade na comunicação de possíveis irregularidades e ocorrências relacionadas à segurança da navegação, que podem ser reportadas pelos telefones 185 ( número destinado a emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (48) 3644-0196 (contato direto com a DelLaguna) ou por e-mail no endereço dellaguna.ouvidoria@marinha.mil.br .
Para tornar o processo de atendimento à denúncia mais dinâmico e efetivo, solicitamos o envio de imagens da embarcação, nome, número de inscrição, cor do casco, localização e outras informações que o cidadão julgar necessárias.
Leia mais sobre:
geral,
Imbituba,
Marinha do Brasil,
Capitania dos Portos,
Balsa de Imbituba.
Em agosto
Reconhecimento
Capivari de Baixo
Nações Shopping
Grupos de Mães
Reconhecimento
Grupos de Mães