Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 04/12/2024 às 10:52A destinação de recursos por meio de duas rubricas vai viabilizar a conclusão das obras da BR-285, em Timbé do Sul, trecho da Serra da Rocinha. A informação foi divulgada pela suplente de deputado federal, Geovania de Sá (PSDB). Apesar de não estar atualmente na Câmara dos Deputados, ela vem liderando movimentos para a finalização da pavimentação da rodovia.
Uma das rubricas será genérica, para intervenção, recuperação e restauração de rodovias federais. A outra, carimbada exclusivamente para a BR-285, será detalhada na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
A rubrica genérica terá R$ 70 milhões disponíveis, valor suficiente para garantir a conclusão das obras restantes na BR-285. Além disso, mais R$ 581.957 alocados diretamente na PLOA para a construção do trecho proporcionam maior flexibilidade para ampliar o escopo do projeto.
“Esses recursos são extremamente importantes para retomada das obras da Serra da Rocinha”, destacou o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alysson Rodrigo Andrade.
Além desses recursos, a bancada parlamentar da região também assegurou um reforço financeiro. Foram destinados mais R$ 12,5 milhões à rubrica carimbada para a BR-285, fortalecendo a execução do projeto e garantindo a continuidade das ações planejadas. Cada rodovia contemplada pela emenda de bancada recebeu R$ 12,5 milhões, permitindo avanços significativos na infraestrutura regional.
“Com os valores assegurados, a conclusão das obras da BR-285 está mais próxima, além de possibilitar a implementação de melhorias adicionais no trecho”, afirmou Geovania. A rodovia é considerada essencial para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.
A rubrica, também chamada de dotação orçamentária, é uma verbas prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a fins específicos. Sua existência é obrigatória para haver pagamento de qualquer despesa pública.
Obras
O trecho catarinense da Serra da Rocinha conta com 22 quilômetros, sendo que faltam apenas 580 metros para a conclusão da pavimentação. O problema está na contenção de encosta no trecho onde a pista ainda não foi construída.
O DNIT chegou a levantar a possibilidade da construção de um túnel falso para sustentar os paredões às margens da rodovia onde as equipes ainda precisam trabalhar. Mas a alternativa foi descartada meses depois e substituída por uma cortina de concreto somada à aplicação de tela metálica de alta resistência. A proposta é que o custo do novo projeto seja custeado pelas rubricas e emendas.
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