Espaço pedagógico

Museu de Zoologia é inaugurado no Parque das Nações em Criciúma

Inauguração ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 19

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 19/12/2024 às 21:41
imagem da noticia
Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus

Criciúma agora conta com mais um recurso pedagógico. O Museu de Zoologia Prof.a Morgana Cirimbelli Gaidzinski, localizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, foi inaugurado na noite desta quinta-feira, dia 19. A estrutura, que conta com atrativos turísticos, complementará os ensinamentos já oferecidos na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

O espaço foi desenvolvido com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. As visitações, que ocorrerão de terça-feira à domingo, serão administradas pela Prefeitura de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense. O nome do local é uma homenagem à coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Gaidzinski, que foi reconhecida pela sua influência no desenvolvimento deste projeto em Criciúma. 

As obras iniciaram em fevereiro de 2023, com a finalidade de desenvolver um espaço imersivo e educativo para contar curiosidades a respeito da fauna regional. As sessões de visitações serão gratuitas e divididas entre grupos de 20 pessoas. Posteriormente, os participantes também terão a oportunidade de fazer um passeio com a locomotiva do Parque das Nações. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Morgana foi homenageada no nome do novo Museu de Zoologia de Criciúma. (Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

“Dentro da estrutura do Museu de Zoologia os visitantes terão contato com uma exposição dos animais e um vídeo educativo sobre a fauna silvestre. Já na parte de fora, temos o espaço intitulado ‘recanto das aves’, que proporciona uma exposição das espécies de aves que podem ser encontradas nas vegetações do parque”, conta Morgana. 

A coordenadora lembra, ainda, que quem passar pelo Parque das Nações também consegue perceber grandes esculturas de um gato-maracajá e de tucanos. As obras artísticas, construídas com mais de três metros de altura, também são elementos do Museu de Zoologia. “A arte foi produzida pelo artista de São Paulo (SP), Pedro Cesár Almeida Santos, responsável pela construção do cavalo do Centro de Convenções do Beto Carrero World”, destacou. 

Gato-maracajá é o símbolo do Museu de Zoologia do Parque das Nações. (Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

Turismo do conhecimento 

Conforme o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assim como os outros espaços educativos construídos no município, esta nova estrutura também será responsável por contar um pouco mais da história do planeta Terra. “Um espaço dedicado aos curiosos, professores e educadores aprimorarem, ainda mais, seus conhecimentos”, afirmou.

O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Marcos Mendonça, complementou que o Museu de Zoologia, além dos ensinamentos sobre Educação Ambiental, também contribuirá fomentando o ‘turismo do conhecimento’. “Somando aos espaços de lazer, agora os visitantes do Parque das Nações Cincinato Naspolini também terão a oportunidade de terem uma aula. Todos aprenderão mais sobre a Mata Atlântica, aves e, principalmente, animais terrestres”, pontuou. 

Abaixo, confira o cronograma completo de visitação:

Terça-feira à sexta-feira:

Manhã: 9 horas | 10 horas | 11 horas

Tarde: 14 horas | 15 horas | 16 horas | 17 horas

Sábados, domingos e feriados:

Tarde: 15 horas | 16 horas | 17 horas | 18 horas 

Fotos: Patrick Stüpp/Portal Engeplus

Leia mais sobre:

criciuma,

parque das nações,

Museu de Zoologia,

Fauna regional.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral