Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 07/01/2025 às 10:13O Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, terá sua gestão comandada pelo governo municipal a partir do dia 16 de abril deste ano, e o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), garantiu na manhã desta terça-feira, dia 7, que buscará, sim, voos comerciais. Atualmente, o aeroporto é gerido pelo Estado.
“Nós fizemos toda a revitalização do Diomício Freitas. O Governo do Estado está instalando a estação meteorológica, um equipamento de R$ 4 milhões e vai possibilitar o pouso e a decolagem das aeronaves. O Governo do Estado está viabilizando e o município de Forquilhinha tem sido parceiro e até fevereiro, deve estar entregando a ordem da construção da sede física do Serviço Aeropolicial (Saer), que será sediada no aeroporto”, explicou Neguinho em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
O prefeito de Forquilhinha lembrou que o ex-secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, sempre afirmou que enquanto o Estado administrasse o aeroporto, não haveria voo comercial, porém, o município assumirá a administração do Diomício Freitas em abril. “A partir do momento em que a gestão do aeroporto for de responsabilidade do município, vamos reivindicar a volta dos voos comerciais”, comentou.
Neguinho explicou a fala do atual secretário da SPAF, Ivan Amaral, sobre não ter voos comerciais em Forquilhinha. O chefe do Poder Executivo de Forquilhinha destacou que não há nenhum impedimento de voos comerciais no contrato feito pelo Estado e o município. “Nós ainda devemos fazer algumas reformas no Diomício Freitas para a volta dos voos comerciais e isso nós vamos tratar a partir dos próximos dias. Nós já estamos fazendo a transição [de gestão]. Nós já devemos nomear em fevereiro o novo gestor do aeroporto e esta pessoa vai cuidar de toda transição”, garante. “Hoje, o Diomício Freitas está operando com decolagens de aeronaves particulares, operando normalmente”, acrescenta.
Voos comerciais: prioridade
O prefeito garantiu que a partir do dia 16 de abril, a Prefeitura de Forquilhinha tratará com prioridade os voos comerciais no aeroporto Diomício Freitas. “A partir de um momento que a gestão passar definitivamente para o município, nós vamos tratar com muita ênfase e determinação os voos comerciais. Trata-se de economia e desenvolvimento para Forquilhinha, Criciúma e, claro, para o Sul de Santa Catarina”, pontuou.
Leia mais sobre:
Forquilhinha,
aeroporto Diomício Freitas,
josé claudio gonçalves.
Bairro Próspera
ViverCom
Infraestrutura
Trajetória familiar
Preservar vidas
Infraestrutura
Preservar vidas