Diomício Freitas

Ivan Amaral rebate prefeito de Forquilhinha sobre voos comerciais: ‘hoje não há essa possibilidade’

Secretario afirmou que o aeroporto de Jaguaruna atenderá o Sul do Estado

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 09/01/2025 às 09:28
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

O Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, não terá voos comerciais nos próximos anos. A afirmação é de Ivan Amaral, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina. O gestor da pasta garantiu que o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, atenderá o Sul do Estado. 

“O aeroporto é de outorga estadual. Todo aeroporto público é federal e a União pode passar a outorga ao Estado. O aeroporto de Forquilhinha é do Estado, mas fizemos um convênio de subdelegação para o município de Forquilhinha administrar, porém, quem tem toda a decisão, quem tem todo o poder sobre o aeroporto é o Estado”, disparou o secretário em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado. 

Amaral foi enfático ao garantir que o aeroporto Diomício Freitas não terá voos comerciais. “O Estado entende que a prefeitura está próxima do aeroporto e tem uma melhor condição de administrar, porém, o Estado exige que seja cumprida as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As decisões ainda serão do Estado, e o Estado só passou ao município administrar, mas a qualquer momento podemos cancelar essa subdelegação. Até entendo, o prefeito [José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD)] estar com essa ênfase de administrar o aeroporto, estar querendo falar em aviação comercial. Quando fizemos a parceria público-privada, a concessão de Jaguaruna, as empresas que participaram nos perguntaram sobre isso, pois seriam concorrentes, deixamos bem claro que não haveria operações comerciais em Forquilhinha”, explanou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Em transição de gestão, Neguinho trata como prioridade a volta de voos comerciais no Aeroporto de Forquilhinha

Para o secretário, o aeroporto de Jaguaruna atenderá todo o Sul de Santa Catarina. “Ele que vai ter todas as aviações comerciais. O aeroporto de Forquilhinha vai atender a aviação, a executiva de aviação geral. Essa é a situação atual e o plano de aviação será revisto a cada cinco anos. Hoje, o Estado entende que não é possível [voos comerciais] em função da competição com Jaguaruna”, afirmou. 

Amaral destacou que o Estado está realizando investimentos no aeroporto de Forquilhinha, destacando a revitalização da pista. “Iniciaremos a construção da base do Serviço Aeropolicial (SAER). Já iniciamos a instalação de uma estação meteorológica autônoma. Então, apesar que o aeroporto passará para administração municipal, ele é de aviação executiva e aviação geral, mas o Estado continua fazendo investimentos, e isso, o plano do Aeroviário Estadual prevê investimento de 20 a 30 anos, de mais de R$ 254 milhões, em todos os aeroportos do Estado. Posteriormente serão feitos melhorias no terminal. Mas essa é a previsão do Estado. Então quem sabe no futuro terá aviação comercial. Hoje não há essa possibilidade”, finalizou. 

Leia mais sobre:

Forquilhinha,

Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi,

aeroporto Diomício Freitas,

Ivan Amaral.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral