Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 09/01/2025 às 09:28O Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, não terá voos comerciais nos próximos anos. A afirmação é de Ivan Amaral, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina. O gestor da pasta garantiu que o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, atenderá o Sul do Estado.
“O aeroporto é de outorga estadual. Todo aeroporto público é federal e a União pode passar a outorga ao Estado. O aeroporto de Forquilhinha é do Estado, mas fizemos um convênio de subdelegação para o município de Forquilhinha administrar, porém, quem tem toda a decisão, quem tem todo o poder sobre o aeroporto é o Estado”, disparou o secretário em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
Amaral foi enfático ao garantir que o aeroporto Diomício Freitas não terá voos comerciais. “O Estado entende que a prefeitura está próxima do aeroporto e tem uma melhor condição de administrar, porém, o Estado exige que seja cumprida as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As decisões ainda serão do Estado, e o Estado só passou ao município administrar, mas a qualquer momento podemos cancelar essa subdelegação. Até entendo, o prefeito [José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD)] estar com essa ênfase de administrar o aeroporto, estar querendo falar em aviação comercial. Quando fizemos a parceria público-privada, a concessão de Jaguaruna, as empresas que participaram nos perguntaram sobre isso, pois seriam concorrentes, deixamos bem claro que não haveria operações comerciais em Forquilhinha”, explanou.
Para o secretário, o aeroporto de Jaguaruna atenderá todo o Sul de Santa Catarina. “Ele que vai ter todas as aviações comerciais. O aeroporto de Forquilhinha vai atender a aviação, a executiva de aviação geral. Essa é a situação atual e o plano de aviação será revisto a cada cinco anos. Hoje, o Estado entende que não é possível [voos comerciais] em função da competição com Jaguaruna”, afirmou.
Amaral destacou que o Estado está realizando investimentos no aeroporto de Forquilhinha, destacando a revitalização da pista. “Iniciaremos a construção da base do Serviço Aeropolicial (SAER). Já iniciamos a instalação de uma estação meteorológica autônoma. Então, apesar que o aeroporto passará para administração municipal, ele é de aviação executiva e aviação geral, mas o Estado continua fazendo investimentos, e isso, o plano do Aeroviário Estadual prevê investimento de 20 a 30 anos, de mais de R$ 254 milhões, em todos os aeroportos do Estado. Posteriormente serão feitos melhorias no terminal. Mas essa é a previsão do Estado. Então quem sabe no futuro terá aviação comercial. Hoje não há essa possibilidade”, finalizou.
Leia mais sobre:
Forquilhinha,
Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi,
aeroporto Diomício Freitas,
Ivan Amaral.
Atenção
Oportunidade
Sul catarinense
Registro raro
Crime ambiental
Crime ambiental