Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 14/01/2025 às 10:52O Morro Cechinel, localizado em Criciúma, receberá mais um atrativo turístico. Além do Parque Astronômico e do Mirante Realdo Santos Guglielmi, agora a localidade também terá um Parque Ecológico. O projeto já está em fase de planejamento e a previsão da Prefeitura de Criciúma é de entregar a obra ainda em 2025.
Em entrevista ao Portal Engeplus, a diretora da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri), Anequésselen Bitencourt Fortunado, afirmou que o projeto estava sendo desenvolvido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Porém, após o contrato com a instituição ser suspenso judicialmente, a Prefeitura de Criciúma lançará um novo processo licitatório.
“O Parque Ecológico será um espaço grande e inovador em Criciúma. Já estamos com os recursos garantidos e queremos contratar a empresa para finalizar o projeto o mais rápido possível. Quando esta parte estiver pronta, conseguiremos iniciar o processo de licitação para encontrarmos a empresa responsável pela obra, que temos o planejamento de entregar ainda em 2025”, afirmou.
Educação Ambiental
Em Criciúma, o Parque Ecológico oferecerá recursos que não se encontram em mais nenhum equipamento turístico no Sul de Santa Catarina. A obra proporcionará aos visitantes borboletários, trilhas suspensas e, ainda, um espaço de contemplação para avistar os animais da fauna regional. A iniciativa é uma forma de investir cada vez mais em projetos de Educação Ambiental em Criciúma.
“Por meio desses projetos, conseguimos conectar os criciumenses com a nossa fauna, que ainda é desconhecida pelas pessoas. O Morro Cechinel é um abrigo para determinadas espécies de animais silvestres e, investindo em Educação Ambiental, incentivamos as pessoas a preservarem e se importarem mais com o meio ambiente”, informou a diretora.
A obra será executada com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Leia mais sobre:
criciuma,
morro cechinel,
Parque Ecológico.
Passageiros e cargas
2025-2028
Siderópolis
Dia da Independência
Regularidade
Passageiros e cargas