Conscientização

Placas serão instaladas para evitar atropelamentos de animais silvestres em Criciúma

Apenas em janeiro de 2025, cerca de oito quatis já foram mortos no município

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 31/01/2025 às 11:43
imagem da noticia
Foto: Faunativa/Divulgação

Os atropelamentos de animais silvestres estão aumentando em Criciúma. Ao todo, apenas em janeiro de 2025, cerca de oito quatis já foram atropelados nas ruas Hercílio Luz e Júlio Gaizinski e na avenida Aristides Bolan, localizadas nas proximidades do Morro Cechinel. Para solucionar o problema, a Prefeitura de Criciúma quer investir mais em placas de conscientização nessas localidades.

Conforme a diretora da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri), Anequésselen Bitencourt Fortunato, as placas ajudarão os motoristas a ficarem mais conscientes da presença de animais silvestres em determinadas regiões de Criciúma. Além dos quatis, os furões, gambás e cachorros do mato também são espécies que vêm sendo afetadas por atropelamentos.

No momento, o município já conta com placas de conscientização nas ruas Hercílio Luz e na rodovia Júlio Gaidzinski. “As rodovias que estamos registrando atropelamentos são estaduais, então, também já enviamos um ofício para o Governo de Santa Catarina. Nesses locais, queremos a ajuda do Governo do Estado para a construção de pontes áreas e subterrâneas para facilitar também a passagem dos animais”, afirmou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Em janeiro de 2025, cerca de oito quatis já foram atropelados em vias de Criciúma. (Foto: Faunativa/Divulgação)

Nova gestão

Segundo o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, a conscientização sobre os casos de atropelamentos de animais silvestres serão uma das prioridades a serem solucionadas. Os projeto de colocação de placas pelas regiões do município iniciaram com o ex-prefeito da cidade, Clésio Salvaro, e serão retomadas durante sua gestão. 

“Estamos buscando mais audiências públicas para que este assunto seja mais discutido em Criciúma. Essa questão dos atropelamentos está sempre em evidência, então, nosso primeiro trabalho é colocar placas de conscientização para conseguirmos controlar melhor esses impactos ambientais”, destacou. 

Leia mais sobre:

criciuma,

fauna,

atropelamentos,

animais silvestres.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral