Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 14/02/2025 às 13:16Em Criciúma, o Asilo São Vicente de Paula, agora chamado de Instituição de Longa Permanência (ILP), está com as obras de ampliação em fase de desenvolvimento. A nova estrutura, que disponibilizará mais 117 vagas para idosos, terá 2.293,89 metros quadrados, sendo que 20% da obra já foi feita.
Atualmente, a instituição está atuando com 100% da sua capacidade, atendendo 70 idosos. Com 70 anos de existência, a proposta do novo espaço é proporcionar um acolhimento diferenciado, oferecendo banheiro individualizado, internet, sala de estar, sala de oficina, auditório para teatro, copa, “onde o idoso possa se levantar de noite e fazer ou esquentar alguma coisa, um cafezinho, um chá”, conforme a gestora Maria Aparecida Salvato.
O novo ambiente tem a proposta de tirar o estigma de ‘asilo’, proporcionando um ambiente mais clean em que os idosos possam usufruir de uma maneira mais diferenciada. A instituição já conta com uma equipe multidisciplinar incluindo assistente social, psicóloga, enfermeira, farmacêutica, técnico de enfermagem, setor administrativo, motorista, entre outros especialistas. Da mesma forma como já acontece, o novo espaço contará com profissionais 24 horas.
Desde a elaboração do projeto e início das obras, o valor que inclui somente a estrutura, já subiu superando R$10 milhões. Por ser filantrópico, o local conta com a ajuda da comunidade, com doações que facilitam manter a casa funcionando. A fonte do recurso para a obra ocorre por meio de captação do imposto de renda (IR), Poder Público, e ajuda de pessoas que se doam pela instituição.
“A captação do IR pode ser feita por empresa ou por pessoa física. Estamos com um valor significativo, mas precisamos mais da metade ainda desse valor para a conclusão total da obra prevista”, disse. A expectativa é que até o final deste ano a obra esteja encaminhando para a fase final.
Leia mais sobre:
Asilo São Vicente de Paula,
novo espaço,
proposta diferenciada.
Preservar vidas
Trânsito seguro
Área central
Criciúma
Solidariedade
Preservar vidas
Área central
Solidariedade