Criciúma

Estudantes do Colegião realizam manifestação por falta de ar-condicionado nas salas de aula

Ato aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 27

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 27/02/2025 às 08:42
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

Estudantes da Escola de Educação Básica Eng. Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, localizada no bairro Comerciário, em Criciúma, realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, dia 27, reivindicando a instalação de sistemas de ar-condicionado nas salas de aula.

O ato teve como objetivo chamar a atenção da Secretaria de Estado da Educação para a climatização no ambiente escolar.

De acordo com a estudante Thaynara da Silva dos Santos, o calor excessivo nas salas de aula tem prejudicado o aprendizado e o bem-estar dos estudantes, especialmente em dias de altas temperaturas. “Fizemos um Movimento Estudantil porque nossa situação está insalubre, não tem ventiladores, não tem ar-condicionado e salas sem cortinas. Estamos trazendo ventiladores de casa e já tivemos alunos passando mal em virtude do calor”, destaca.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Estudantes durante manifestação nesta manhã. (Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus)

A estudante revela que professores estão dando aula embaixo de árvores para aliviar o calor para os alunos. “Tivemos uma embaixo de árvore, sim, pois na rua é mais fresco que na sala de aula, já que circula um vento”, detalha.

A estudante, que ajudou a organizar o ato revelou que são 27 salas de aula na instituição e apenas nove possui ar-condicionado. “Foi nos informado que o problema é a rede elétrica e não foi conseguido uma empresa para arrumar esse problema”, conta.

Já o estudante Henrique Bibiani ressalta que o problema é desde o início das aulas. “Não temos ar-condicionado e ventiladores, passamos calor e fica difícil estudar. Tivemos, sim, alunos que passaram mal e precisamos rever isso”, comenta.

O movimento dos estudantes foi apoiado por parte dos professores. A direção da escola optou por não se pronunciar.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral