Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 26/03/2025 às 09:53Com as obras da avenida Luiz Lazzarin chegando ao fim, o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), anunciou que a revitalização da rua Álvaro Catão, que é uma das principais vias no eixo de ligação entre a área Central e o distrito do Rio Maina, além de usada também por quem se desloca aos municípios de Nova Veneza e Siderópolis, iniciará ainda neste ano. O projeto está em fase final e a licitação deve ser aberta nos próximos meses.
A revitalização inclui novo asfalto, melhorias no sistema de drenagem e a criação de espaços para ciclistas, tornando a rua mais acessível. “Já encaminhamos o projeto para análise final. Assim que concluirmos a avenida Luiz Lazzarin, devemos lançar o edital da Álvaro Catão. O valor da obra ainda será divulgado, neste momento é difícil informar por se tratar de uma subida muito íngreme, com isso, precisamos fazer algumas partes com concreto armado, até para não ocorrer nenhum problema”, explica o prefeito em entrevista ao Portal Engeplus.
Apesar de ser um trecho menor que a Luiz Lazzarin, o prefeito detalha que a estrutura da via é complexa. “Isso também envolve a drenagem, pois se trata de uma via muito íngreme, ou seja, quando chega próximo da rua Araranguá, tende a ter um fluxo de água muito grande. Nós já fizemos cinco novos acessos de boca de lobo e caixas para coletar toda essa água que vem da Álvaro Catão e ela fica naquela encosta paralela ao canal auxiliar. Então, já abrimos porque no futuro vamos precisar”, comenta.
Projeto
Segundo Espíndola, o projeto de trafegabilidade apontou algumas mudanças. “Quando estamos descendo a Álvaro Catão na entrada para o bairro Operária, o estudo aponta que se fizermos um acesso direto numa rua paralela a Álvaro Catão até a avenida Centenário, poderemos tirar todo aquele fluxo que vem das ruas Henrique Lage e da Araranguá, pois quando o motorista chega no final da Álvaro Catão ele encontra quatro sinaleiras até chegar na avenida Centenário, então, se fizermos um acesso pelo bairro Operária até a avenida Centenário, conseguiremos desafogar esse trecho”, afirma.
O chefe do Poder Executivo de Criciúma ainda garantiu que uma nova via de acesso à rua Álvaro Catão poderá ser criada. “Outra via que é interessante também é quando você está vindo lá pela rua Araranguá tem uma possibilidade de uma rua à direita, como referência onde antes tinha a empresa Confer, então, aquela rua passa a ser um acesso direto para a Álvaro Catão”, destaca. Com a revitalização, a Álvaro Catão contará também com ciclofaixas, que são destinadas exclusivamente para o uso de ciclistas.
Leia mais sobre:
criciuma,
Infraestrutura,
Rua Álvaro Catão,
Vagner Espindola.
17 elementos
Criciúma
Criciúma
24ª edição