Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 26/03/2025 às 15:02A comemoração do centenário de emancipação político-administrativa também terá um concurso de x-saladas em Criciúma. A iniciativa, que é uma ideia do prefeito Vagner Espíndola (PSD), será realizada no Parque das Nações Cincinato Naspolini, localizado no bairro Próspera. Porém, a data do festival ainda não foi divulgada pela Prefeitura de Criciúma.
“Eu sou um completo apaixonado por x-saladas, que na minha opinião representa bem a identidade de Criciúma. Então, tivemos a ideia de colocarmos nos cardápios dos estabelecimentos do município a opção ‘x do século’. Eu imagino que virá produções com os ingredientes que a cidade já está acostumada e os nomes em homenagem ao centenário de emancipação”, contou.
O evento é organizado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), que criou um grupo técnico para estar conversando com os donos dos estabelecimentos já nos próximos dias. A finalidade da iniciativa é escolher o melhor x-salada de Criciúma. Por conta disso, para participar o principal requisito é que os estabelecimentos comerciais sejam localizados no município.
“Provavelmente, teremos um limite de participantes, mas ainda não sei informar. No dia do festival, cada participante terá que produzir o seu x-salada na hora e um grupo de jurados realizará as experimentações para escolher o vencedor. O que os candidatos trouxeram de ideias, eu estarei aceitando. O que eu quero mesmo é realizar este festival em Criciúma”, pontuou.
Patrimônio imaterial
A escolha do x-salada não foi por acaso, já que a comida é considerada um patrimônio imaterial em Criciúma. O projeto de lei, que visava fortalecer, promover e incentivar o comércio local, foi aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, em novembro de 2023.
Além do festival de x-saladas, o centenário de emancipação político-administrativa também será celebrado com um casamento coletivo para 100 casais em maio deste ano.
Leia mais sobre:
criciuma,
CENTENARIO,
concurso,
patrimônio imaterial,
X-saladas.
17 elementos
Criciúma
Criciúma
24ª edição