Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 01/04/2025 às 18:37O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) conta com um novo ponto de atendimento em Içara. A estrutura foi inaugurada na tarde desta terça-feira, dia 1º, e fica localizada na Praça Comercial Benincá, no bairro Liri, às margens da SC-445.
O espaço funcionará de segunda a sexta-feira das 10 horas às 16 horas. Além dos moradores de Içara, a unidade vai atender o público de Balneário Rincão. Somados, os municípios contam com cerca de 65,4 mil veículos e 46,5 mil condutores habilitados.
“Estamos entregando instalações para dar mais conforto às pessoas. Em Içara precisava de melhoria no atendimento, com guichês únicos e horário estendido. Vai proporcionar que o cidadão tenha mais facilidade para buscar os serviços do Detran”, avaliou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
O ponto do Detran-SC inaugurado é o oitavo no Estado que passa a contar com o novo formato de atendimento. Um único atendente poderá realizar processos relacionados a veículos, penalidades, multas, fotos e biometria. No local também será possível a realização de provas teóricas.
“Estamos buscando padronizar em todo o Estado a forma que o cidadão será atendido. Desde quando a pessoa chega no Detran até o seu atendimento, o tempo médio em Santa Catarine é de sete minutos, o que a gente considera muito bom. Com o atendimento em guichê único, todos os atendentes fazem todos os serviços, então a pessoa não precisa ficar indo de um setor para o outro, o que representa agilidade”, frisou o presidente do Detran de Santa Catarina, Ricardo Miranda Aversa.
Programa Emprego na Pista
Durante o ato, o governador a assinatura do primeiro edital do Programa Emprego na Pista. A iniciativa do Governo de Santa Catarina vai oferecer na sua primeira edição 30 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda que queiram seguir carreira no setor de transporte terrestre, como motoboys e caminhoneiros.
Os interessados poderão retirar a primeira habilitação ou fazer a mudança na categoria. A proposta também ofertará cursos profissionalizantes. “Muitas vezes, o entregador nem tem uma habilitação ou capacitação. E com o programa ele vai galgar serviços melhores. É neste público que estamos pensando”, disse o governador.
Para que o programa possa ser colocado em prática é preciso que, pelo menos, um Centro de Formação de Condutores (CFC), um médico e um psicólogo estejam habilitados a se credenciado no Emprego na Pista. Atualmente, em Santa Catarina, apenas Florianópolis, São José, Lages e Dionísio Cerqueira já estão com profissionais habilitados.
“É importante frisar que é um programa totalmente gratuito. Já estão tentando aplicar golpes de pagamentos de taxa e isso não acontece”, enfatizou Aversa. Mais detalhes do Programa CNH Emprego na Pista e as inscrições podem ser feitas no site empregonapista.detran.sc.gov.br.
Leia mais sobre:
local,
geral,
içara,
detran,
atendimento.
Orleans
Celebração
Acolhimento
Sábado Mais
Operação Limpa Fios
Criciúma
Ação social
Operação Limpa Fios