Por Redação Engeplus
Em 11/04/2025 às 14:08A safra da mandioca no Sul catarinense foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira, dia 11 de abril, em Araranguá. Em um evento marcado pela celebração e pelas boas expectativas, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), agricultores e empresas envolvidas no processo estiveram presentes para evidenciar a importância do cultivo para a economia regional.
O encontro ocorreu na propriedade do agricultor familiar José Feltrin, e demonstrou que, com inovação e tecnologia, é possível alavancar ainda mais a produtividade do ‘mais brasileiro dos alimentos’. Durante o evento, Santa Catarina foi evidenciada como berço da industrialização da mandioca no país, sendo líder no setor.
Conforme o engenheiro-agrônomo da Epagri, Darlan Marchesi, a cultura é forte justamente por estar profundamente enraizada na agricultura familiar da região. “Especialmente no Sul do Estado, que contribui com mais de 80% da produção estadual. A safra deste ano tem uma excelente expectativa de produtividade, projetada em mais de 27 toneladas por hectare, um aumento de 17% em relação à safra anterior e 50% acima da média nacional. Este aumento é atribuído ao uso eficaz de variedades adaptadas, tecnologias avançadas de manejo e adubação, e condições climáticas favoráveis”, explica.
Cerca de 38 mil estabelecimentos agrícolas dedicam-se ao cultivo da mandioca no Estado, cobrindo quase 13 mil hectares. Especificamente para a mandioca destinada à indústria, a área de cultivo na safra de 2025 é de cerca de 6.276 hectares, com uma produção esperada de 173 mil toneladas.
O diretor comercial da maior beneficiadora da raiz de Santa Catarina, Cloudo Rocha, evidenciou a importância do cultivo para o sustento de muitas famílias, além da contribuição com o desenvolvimento regional. "Com a safra promissora que se inicia, reforçamos nosso compromisso com a inovação e com o apoio constante aos agricultores, garantindo a qualidade superior dos produtos feitos com essa matéria-prima tão especial", pontua.
Ainda durante o evento, receberam destaque as variedades desenvolvidas pela Epagri, focadas em alto rendimento de raízes, além da apresentação da colheita automatizada utilizando uma máquina colhedora de mandioca. Visitas aos estandes dos expositores e um almoço comemorativo também fizeram parte da agenda, reforçando a integração entre os agricultores e os representantes do setor.
Leia mais sobre:
sul de santa catarina,
Safra,
mandioca.
Castração
Oportunidade
Causa animal
Novo fórum