Área central

Operação Limpa Fios: próxima etapa acontece ainda neste mês em Criciúma

Ação deve ser realizada entre os dias 28 e 29 de abril

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 15/04/2025 às 11:41
imagem da noticia
Foto: Gregori Flauzino/Decom

A Prefeitura de Criciúma realiza ainda neste mês de abril a segunda etapa da Operação Limpa Fios na área central do município. Na primeira ação, mais de uma tonelada de fios obsoletos foi recolhida no trecho entre a rua Marechal Deodoro, com início na esquina com a rua Felipe Schimidt, até próximo da rua Coronel Marcos Rovaris. 

A próxima ação do governo municipal deve ocorrer entre os dias 28 e 29 de abril, porém a rua ainda será definida. “Na primeira etapa estivemos na Marechal Deodoro, foi a primeira ação do mutirão, que tem o objetivo de ser realizado a cada 15 dias. Eventualmente pode ser um prazo maior ou menor, mas no geral, duas operações por mês. Ela é uma ação que ela depende da colaboração das empresas compartilhadoras, as empresas de fornecimento de internet, telefone e TV Cabo, empresas que utilizam os postes das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Clesc)”, explica o diretor de Iluminação Pública, Celsinho Menezes, em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado. 

Conforme Menezes, a operação será sempre realizada entre segunda e sexta-feira e em horário comercial. “Essas empresas cedem os seus profissionais sem nenhum custo [para a prefeitura] e, por isso, a gente precisa fazer a ação em horários comerciais. Tivemos essa primeira, que foi ali na Marechal Deodoro, foi uma ação para afinar e entender e tiramos muitos aprendizados, com isso, entre os dias 28 ou 29 de abril faremos a segunda etapa”, garante. 

A operação serve para tirar fios rompidos, obsoletos ou que não estejam em uso e eventuais fios clandestinos de empresas não autorizadas e também fios não identificados. “Os fios eles precisam ter uma plaquinha amarela identificando quem é o dono. Nessa primeira operação foram retirados fios obsoletos e rompidos”, detalha. 

O diretor de Iluminação Pública explica que o trabalho na área central deve demorar. “Estive fazendo esse estudo recentemente, e entendo que para sair da área central, sendo os bairros Centro, Pio Corrêa, Comerciário e Michel, para sair da área central vai levar, no mínimo, um ano. A questão não é nem a prioridade do local ou por qualquer outro critério, que não seja o acúmulo de fios mesmo. A parte central, por ser uma parte mais antiga da cidade, ela tem esse acúmulo de fios”, pontua.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Leia mais sobre:

criciuma,

Operação Limpa Fios.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral