Investimento

Empresas iniciam estudo para construção de Porto Seco em Forquilhinha

Propostas mostrarão toda a parte administrativa e organizacional do projeto

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 17/04/2025 às 11:15
imagem da noticia
Foto: Prefeitura de Forquilhinha/Divulgação

O projeto para a construção de um Porto Seco já começou a ganhar forma em Forquilhinha. Por meio de uma chamada pública, publicada no dia 9 de abril, duas empresas interessadas iniciaram os estudos de implantação e operacionalização, que devem ser entregues no prazo de 90 dias. A iniciativa é uma das ações inseridas no Plano de Governo do prefeito José Cláudio Gonçalves (PSD), o Neguinho.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Forquilhinha, Cristian Novak, os estudos estão sendo feitos pelas empresas Sete - Serviços Técnicos de Engenharia e Aliança Consultoria, que está trabalhando em convênio com a Ben Bureau de Engenharia e Negócios. As empresas, que foram as únicas interessadas na elaboração do projeto, foram autorizadas a desenvolver os estudos por meio de um Termo de Autorização.

“Quando o processo de licitação para o projeto foi reaberto, tivemos duas empresas interessadas. Então, na primeira fase tivemos que autorizá-las e habilitá-las, por meio de documentações. Agora, com o Termo de Autorização, elas apresentarão os cadernos A e B, que serão as propostas de como funcionará o Porto Seco de Forquilhinha, ou seja, toda a parte administrativa e organizacional”, afirmou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Execução do projeto

Segundo Novak, quando encerrar o prazo de 90 dias, o estudo será apresentado para a Prefeitura de Forquilhinha, que criará uma comissão que ficará ao cargo de escolher aquele com maior viabilidade para o município. Quando a proposta for escolhida, será aberta uma nova licitação para definir a empresa responsável pela execução do projeto. A data de lançamento ainda será definida pela Administração Municipal. 

Além disso, conforme estabelecido no Termo de Autorização, “durante o processo de estudo, ambas as empresas serão responsáveis pelos custos financeiros e quaisquer ônus decorrentes de sua manifestação de interesse, da elaboração e apresentação dos estudos, investigações, levantamentos e projetos, conforme previsão editalícia”. 

Sobre o projeto

De acordo com o prefeito de Forquilhinha, com a finalização do Anel Viário Sul, prevista para o próximo ano, e a pavimentação da Serra da Rocinha, se formará um grande corredor do Sul de Santa Catarina, e o Porto Seco, em Forquilhinha, facilitará o transporte de mercadorias para diferentes regiões do Brasil. 

O edital prevê que as área de terras a ser selecionada deve possuir o mínimo de 50 mil m². A localização do terreno fica na divisa do bairro Ouro Negro, com o bairro Santa Líbera. O investimento global para o funcionamento do empreendimento é de R$ 50 milhões. Já o valor do estudo limita-se a R$ 1.250.000,00. 

Leia mais sobre:

Forquilhinha,

investimento,

Porto Seco.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui