Gabinete Itinerante

Ouvidoria na Praça leva atendimento à comunidade da grande Próspera

Setor permanece até sexta-feira, dia 25, na praça da Chaminé, em Criciúma

Por Redação Engeplus

Em 24/04/2025 às 17:31
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Foto: Amanda Candioto

O Governo de Criciúma está realizando uma ação especial de atendimento durante esta semana, dentro da programação do Gabinete Itinerante. Até sexta-feira, dia 25, o setor está com um ponto fixo na Praça da Chaminé, no bairro Próspera, recebendo presencialmente as manifestações dos moradores, das 8 às 17 horas, mesmo horário de funcionamento do Paço Municipal.

A ação tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população e garantir que as demandas da comunidade local sejam ouvidas com mais agilidade. Os atendimentos são registrados diretamente no sistema oficial da Ouvidoria, que faz o encaminhamento para os setores competentes da administração municipal.

O prefeito Vagner Espíndola também reforçou a importância da iniciativa como ferramenta de escuta e melhoria da gestão pública. “Levar a Ouvidoria para os bairros, dentro do Gabinete Itinerante, é dar voz direta à população. É dessa forma que a gente avança: escutando, acolhendo e dando respostas aos cidadãos”, destacou o prefeito.

Segundo o ouvidor-geral do município, Tiago Paes Magrin, essa iniciativa reforça a atuação da gestão pública junto à comunidade.“Estamos com uma equipe dedicada aqui, recebendo reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e até elogios. Todo o processo é feito com protocolo oficial no sistema, garantindo o devido encaminhamento. Por estarmos atuando na Grande Próspera, há uma prioridade nas análises por parte das secretarias envolvidas. Além disso, estamos prestando orientação aos cidadãos e avaliando a possibilidade de replicar a ação em outras regiões de Criciúma”, explica o ouvidor.

De acordo com o balanço mais recente da Ouvidoria-Geral, de janeiro até o momento já foram registrados aproximadamente 9 mil manifestos através dos canais oficiais, desde janeiro. Destes, mais de 7,6 mil foram finalizados, uma taxa de resolutividade de 88%. 

Além do atendimento presencial, a população pode continuar utilizando os demais canais disponíveis para contatar a Ouvidoria:

Pelo telefone 156 (segunda a sexta, das 8h às 17h);
Presencialmente no Paço Municipal (Rua Domênico Sônego, nº 542, bairro Santa Bárbara);
Online, pelo site ouvidoria.criciuma.sc.gov.br.

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Novidade em fase de testes: Ouvidoria por WhatsApp

Para ampliar o acesso da população, está em desenvolvimento um novo canal de atendimento via WhatsApp. O cidadão poderá registrar manifestações diretamente pelo chat do aplicativo. A ferramenta está em fase de testes e deve ser disponibilizada ao público ainda no primeiro semestre de 2025.

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