Vídeo

Moradora acumula montanha de lixo dentro de casa e Defesa Civil de Criciúma realiza força-tarefa para limpeza

Já foram retirados cinco caminhões de lixo do local

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 30/05/2025 às 10:54
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Na manhã desta sexta-feira, dia 30, a Defesa Civil de Criciúma está realizando uma grande ação no bairro Jardim Esteves, em uma residência onde foi identificado um caso de acúmulo de lixo. A situação, considerada de risco à saúde pública, está mobilizando 40 profissionais de diversos setores do governo municipal, incluindo a Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Pátio de Máquinas, Assistência Social e o projeto Segunda Chance.

A operação iniciou após uma demanda encaminhada pela vereadora Gorete Boaroli. "Fomos buscar informações e já havia um parecer da Vigilância Sanitária. Hoje, iniciamos a limpeza. É uma situação bem difícil. A moradora vive sozinha, e o local apresentava risco tanto para ela quanto para os vizinhos", comentou o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes

Segundo Gomes, já foram retirados cinco caminhões de lixo do local e a previsão é que mais quatro ainda saiam até o fim da operação. "Onde a máquina não entra, temos apoio dos homens do projeto Segunda Chance para ajudar na limpeza manual", afirmou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A moradora foi encaminhada pela Assistência Social ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde poderá realizar sua higiene pessoal e receber alimentação.  

Gomes também ressaltou que o papel da Defesa Civil vai muito além das questões climáticas. “As pessoas associam a Defesa Civil apenas à previsão do tempo, mas isso é o que menos dá problema aqui no município. Trabalhamos diariamente com ocorrências que envolvem risco, gerenciamento e integração entre várias secretarias. Essa ação é um exemplo claro disso. A operação continua ao longo do dia e representa um esforço conjunto do Poder Público para garantir a saúde, segurança e bem-estar da população”, pontuou. 

Leia mais sobre:

criciuma,

Defesa Civil,

bairro Jardim Esteves.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral