Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 02/06/2025 às 14:34Jorginho Mello (PL) estará no Sul de Santa Catarina nesta terça-feira, dia 3. Em visita ao Sul do Estado, no período da manhã, o governador assinará o contrato de concessão do Aeroporto de Jaguaruna, a partir das 11 horas. Já no período da tarde estará na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para o ato de assinatura da contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Plano de Transição Energética Justa, a partir das 14 horas.
Segundo o presidente da Acic, Franke Hobold, a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi dará uma visibilidade maior para o espaço, que é considerado um importante instrumento de desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Com a iniciativa, Hobold acredita que a estrutura terá mais alternativas de voos e poderá acomodar mais pessoas na localidade.
“O Aeroporto de Jaguaruna é importante para o desenvolvimento econômico, principalmente no Sul de Santa Catarina. Dessa forma, uma concessão deste aeroporto para uma empresa de iniciativa privada, esperamos que haja mudanças significativas futuramente na estrutura, melhorando cada vez mais o desenvolvimento econômico de nossa região”, afirmou.
Transição Energética Justa
Além da assinatura do contrato de concessão, em entrevista ao Portal Engeplus, o presidente da Acic também destacou a importância do desenvolvimento do Plano Estadual de Transição Energética Justa, principalmente levando em consideração a relevância do carvão mineral para o desenvolvimento econômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
“A Transição Energética Justa é um pleito que já está há muito tempo sendo desenvolvido em nossa região. Sabemos que o carvão mineral é uma riqueza finita e que precisamos criar alternativas para não sofrermos com a redução deste material. Apesar de ser um projeto a longo prazo, é uma notícia boa, já que estamos entrando em um novo cenário de desenvolvimento sustentável”, ressaltou Hobold.
Além da assinatura do Plano Estadual de Transição Energética Justa, em Criciúma, também será levado ao governador o caso do fechamento da mina de carvão de Treviso, que aconteceu na última quarta-feira, dia 28. “Este caso mostra que o Plano de Transição Energética Justa está atrasado. Precisamos colocar em prática logo, pois o carvão é uma atividade finita e temos que procurar novas alternativas para evitarmos casos como este”, pontuou.
Importância da visita
Ainda, de acordo com o presidente da Acic, é importante as visitas de Jorginho Mello no Sul de Santa Catarina para debater soluções de problemas. “É claro que vamos falar sobre outras demandas da nossa região, como obras e ações que queremos desenvolver. No entanto, serão apenas esses dois assuntos principais que vamos tratar nesta terça-feira”, explicou Hobold.
Além disso, mesmo sem pautas regionais para tratar com o governador, o presidente da AMREC, Valdir Fontanella, também comentou para a reportagem a importância da visita de Jorginho Mello no Sul de Santa Catarina. “Ele foi o primeiro governador que investiu R$ 163 milhões na AMREC. Então, é muito bom e temos um apreço”, disse.
Leia mais sobre:
criciuma,
jaguaruna,
ACIC,
sul de santa catarina,
jorginho mello.
Em agosto
Reconhecimento
Capivari de Baixo
Nações Shopping
Grupos de Mães
Reconhecimento
Grupos de Mães