PPP

Contrato de concessão é assinado e consórcio vencedor assume gestão do Aeroporto de Jaguaruna

Ato aconteceu com a presença do governador Jorginho Mello neste terça-feira, dia 3

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 03/06/2025 às 12:38
imagem da noticia
Foto: Jonatã Rocha/SECOM

O contrato de concessão do Aeroporto de Jaguaruna foi assinado na manhã desta terça-feira, dia 3. O ato, que é considerado a primeira parceria público-privada (PPP) de Santa Catarina, foi realizado com a presença do governador Jorginho Mello (PL). A ação aconteceu nas dependências do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi.

O contrato de concessão foi realizado com o Consórcio Aeroportuário Regional Sul, que venceu o leilão realizado em São Paulo. Agora, o consórcio ficará responsável pela administração do equipamento por 30 anos, desenvolvendo investimentos que poderão chegar a R$ 70 milhões. Para o governador do Estado, em projetos como o do Aeroporto de Jaguaruna, Santa Catarina está superando seus índices. 

“O Estado de Santa Catarina está voando. Realizamos a primeira parceria público-privada feita na história de Santa Catarina e entregamos o aeroporto para a iniciativa privada. Com este contrato, esperamos melhorar toda a estrutura deste equipamento para dar conforto e o respeito necessário que o Sul de Santa Catarina merece”, ressaltou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Equipamento receberá aumento de voos e melhorias na infraestrutura. (Foto: RDL Aeroportos/Divulgação)

Voos e infraestrutura 

Além da assinatura do contrato de concessão, neste mês, também terá o início das operações do segundo voo da Latam no equipamento. Com isso, chegando a dois voos diários e ampliando em 71% a oferta de assentos até o final do ano. 

“O Sul de Santa Catarina precisa de um aeroporto com voos mais regulares. Dessa forma, estamos dando o que ninguém deu para o Sul catarinense, como valorização, respeito e condições dos empresários de se comunicarem em todos os centros do Brasil”, reforçou o governador. 

Com a concessão, o consórcio ficará responsável por melhorias operacionais e de infraestrutura. No local, serão realizadas obras de adequação das pistas, ampliação e reformado terminal de passageiros, além de se preparar para um aumento de capacidade para lidar com um número maior de usuários e bagagens. 

Leia mais sobre:

aeroporto de jaguaruna,

ppp,

Contrato de concessão.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral