Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 03/06/2025 às 17:33O prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, classificou como um dia histórico a oficialização da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Estado de Santa Catarina para a gestão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. O chefe do Poder Executivo destacou a importância da iniciativa para o futuro do município e a mudança de paradigma na administração do aeroporto, que agora passa a ser gerido pela iniciativa privada.
Segundo Laerte, a retirada da gestão pública direta da operação do aeroporto tende a ser benéfica para a eficiência e o desenvolvimento regional. "O setor público não foi feito para esse tipo de coisa. O governo municipal deve focar em segurança, educação, infraestrutura e saúde. Agora, com pessoas capacitadas, tanto tecnicamente quanto financeiramente, para administrar o aeroporto, não tem como dar errado", afirmou.
O prefeito ressaltou o impacto financeiro positivo que o novo modelo de gestão pode trazer para Jaguaruna. Ele comparou o potencial da concessão com o exemplo bem-sucedido do Porto de Imbituba, que gera milhões em retorno ao município. "Hoje recebemos R$ 75 mil por mês pelo aeroporto. É um valor irresistível para investir em obras que realmente melhorem a vida do cidadão jaguarunense", frisou.
Pensando no futuro, Laerte Silva anunciou que o município já está atualizando o Plano Diretor, com foco no ordenamento territorial ao redor do aeroporto. A intenção é atrair empresas interessadas em instalar galpões e centros logísticos na região, impulsionando a geração de empregos e o crescimento econômico.
"Acreditamos que isso vai criar uma cadeia de desenvolvimento: mais empresas, mais empregos, mais receita e, consequentemente, mais investimento em infraestrutura. Esse é o ciclo natural de um município que cresce com responsabilidade", pontuou o prefeito.
Voos e infraestrutura
Além da assinatura do contrato de concessão, neste mês, também terá o início das operações do segundo voo da Latam no equipamento. Com isso, chegando a dois voos diários e ampliando em 71% a oferta de assentos até o final do ano.
Com a concessão, o consórcio ficará responsável por melhorias operacionais e de infraestrutura. No local, serão realizadas obras de adequação das pistas, ampliação e reformado terminal de passageiros, além de se preparar para um aumento de capacidade para lidar com um número maior de usuários e bagagens.
Leia mais sobre:
jaguaruna,
Laerte Silva.
Coopercocal
Universo havaiano
Ação especial
68ª edição
Mapa da Dor
Desafios atuais
Desafios atuais