Criciúma

Secretário de Saúde nega mudança no transporte de pacientes e aponta falha de servidora

Deivid de Freitas garantiu que o transporte está à disposição dos pacientes

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 04/06/2025 às 10:08
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Redes Sociais

O secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas, garantiu na manhã desta quarta-feira, dia 4, que o transporte de pacientes não sofreu mudanças e o documento apresentado pelo vereador Luiz Fontana (PL) na sessão ordinária da Câmara Municipal nessa terça-feira, dia 3, foi encaminhado às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por uma servidora sem autorização da gestão. 

“Na verdade, não teve nenhuma mudança.  Não teve nenhuma mudança no transporte ou no protocolo do transporte do município. O que teve aí foi uma falta de comunicação, um erro, um ruído de setores e uma servidora acabou encaminhando um documento para a rede de saúde, inclusive sem orientação, sem aprovação ou sem conhecimento da Secretaria de Saúde. Então houve um ruído que a Secretaria de Saúde já identificou ontem mesmo, no momento da própria sessão, onde a gente já tomou as providências inclusive que teve que ser tomada”, explicou o secretário em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado. 

Freitas ainda detalhou sobre o modelo de transporte utilizado pela Secretaria de Saúde em Criciúma. “O modelo que atende os nossos pacientes é um modelo por aplicativo que é um exemplo, um modelo para todo o país. Recebemos todos os meses prefeitos e secretários do Brasil para conhecer esse modelo que deu certo, que trouxe resolutividade, que trouxe economia para os cofres públicos, que trouxe sobretudo humanização no atendimento aos nossos pacientes”, comentou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O secretário detalhou que existe um protocolo na Prefeitura de Criciúma sobre o transporte de pacientes. “A demanda vem aumentando, como a demanda da saúde de modo geral vem crescendo dia a dia, mas estamos trabalhando para que a gente possa dar conta dessa demanda e atender aqueles pacientes que de fato a gente precisa atender através do protocolo. Então, a Secretaria de Saúde tem um protocolo muito bem estabelecido, um modelo que já funciona e celebramos recentemente cinco anos desse projeto”, frisou. 

Servidora que encaminhou o documento 

Freitas detalhou sobre o ocorrido e o porquê a servidora encaminhou um documento para as UBSs. “A servidora quis passar uma informação, porém, ela passou essa informação sem autorização da Secretaria de Saúde, sem conhecimento da secretaria. Nós fizemos mais de 300 corridas diariamente. Mas a gente vem trabalhando para atender essa demanda e todo paciente que hoje entra e solicita esse transporte e está incluído dentro desse protocolo, o paciente é atendido. Então, existe um fluxo, ou seja, o paciente procura a unidade de saúde, os profissionais da unidade solicitam esse transporte para o setor, o setor avalia a situação e se enquadra no critério do protocolo ou não, ele é autorizado e o transporte do paciente é feito”, ressaltou. 

O secretário comentou que já conversou com a servidora. “Já identifiquei o ruído, foi um ruído interno do setor, que não teve autorização nem da Secretaria, bem como do governo, ela encaminhou essa comunicação por ela mesmo, por entender que talvez as unidades precisavam desse comunicado e não foi de forma nenhuma autorizada pela pasta”, pontuou. 

Recado ao vereador 

O secretário de Saúde ainda criticou a postura do vereador Fontana. “Importante ressaltar que em nenhum momento fui chamado por um vereador, tão pouco pelo Luiz Fontana, que é o presidente da Comissão de Saúde, que poderia também ter me ligado por uma situação pontual”, destacou. “Mas os problemas da saúde, eles devem ser resolvidos com soluções e apontamentos, né? Não tem como polemizar situações que não trazem resultados e não são entregues à população”, finalizou. 

Leia mais sobre:

criciuma,

saude,

politica.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral