Antes da tragédia

Ministério do Turismo esteve em Praia Grande no início do mês para tratar sobre regulamentação do balonismo

Evento teve a presença da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal

Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br

Em 22/06/2025 às 14:36
imagem da noticia
Foto: Ilustrativa/Reprodução Redes Sociais

Quinze dias antes da tragédia, que deixou oito pessoas mortas em Praia Grande, o Ministério do Turismo esteve no município para tratar sobre a regulamentação nacional do balonismo. O evento contou com a presença da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, que destacou a importância de uma normativa unificada para impulsionar o setor com segurança e organização.

No encontro foi lançado o projeto “Turismo Sebrae + Praia Grande”. Cristiane Sampaio defendeu a criação de regras específicas para a operação turística e comercial da atividade, complementando a atual regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que hoje se limita à segurança aérea. A proposta visa integrar esforços entre o Ministério do Turismo, a Anac e os municípios para fomentar o turismo de aventura com responsabilidade e atratividade para novos investimentos. 

“Praia Grande já se consolidou como referência em balonismo no Brasil. Com uma regulamentação adequada, poderemos garantir ainda mais segurança aos turistas e operadores, valorizando nossa vocação natural e atraindo investimentos qualificados para a nossa cidade”, disse o prefeito Elizandro Machado (Fanica). 

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Foto do encontro divulgada pela Prefeitura de Praia Grande há duas semanas 

Após o acidente desse sábado, dia 21, o Ministério do Turismo lançou um comunicado garantindo que tem trabalhado em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para regulamentação do balonismo para fins turísticos no Brasil. “A expectativa é que, já na próxima semana, haja um avanço significativo nesse processo, em decorrência de uma reunião com as entidades envolvidas no tema. O objetivo é que o país já possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”, diz a nota do Ministério do Turismo. 

Leia mais sobre:

Tragédia,

praia grande,

Ministério do Turismo.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral