Por Redação Engeplus
Em 23/06/2025 às 15:06Em meio ao luto pela tragédia que matou oito pessoas e feriu outras cinco na queda de um balão no último sábado, dia 21, a Prefeitura de Praia Grande realizou, na manhã desta segunda-feira, dia 23, uma reunião emergencial com empresários do setor de balonismo, forças de segurança e autoridades municipais. No encontro, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho local que vai acompanhar, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Ministério do Turismo, a elaboração de normas emergenciais para a regulamentação do balonismo comercial.
O prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), também informou que recebeu, nesse domingo, dia 22, um comunicado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que, em parceria com o Ministério do Turismo, vai elaborar um documento emergencial com diretrizes para a regulação da atividade comercial e turística do balonismo.
Fanica voltou a manifestar profundo pesar pelo acidente que vitimou oito pessoas. “É com enorme tristeza que a Prefeitura lamenta mais uma vez essa tragédia. Nossos corações estão com as famílias das vítimas; prestaremos toda a assistência necessária neste momento de dor”, afirmou.
Regulamentação
A formação do grupo de trabalho também está alinhada ao debate iniciado no último dia 6 de junho, quando o Ministério do Turismo, durante o lançamento do projeto “Turismo Sebrae + Praia Grande”, propôs a criação de uma regulamentação nacional específica para o balonismo. A proposta inclui medidas como o cadastro de operadores no Cadastur, definição de critérios para voos em diferentes áreas e a inclusão definitiva do balonismo como segmento estratégico da Política Nacional de Turismo.
O secretário municipal de Turismo, Henrique Maciel, destacou a importância da união de esforços entre setor público, operadores e órgãos reguladores. “Estamos tratando esse momento com seriedade, escutando os operadores e articulando com os órgãos competentes para garantir segurança, responsabilidade e continuidade à atividade do balonismo, que é parte fundamental da nossa identidade turística”, pontuou o secretário.
Suspensão dos voos
A prefeitura de Praia Grande decidiu estender a suspensão dos voos de balão até a próxima quinta-feira, dia 26. A decisão foi tomada durante uma reunião com representantes das empresas que operam o turismo de balonismo no município na manhã desta segunda-feira, dia 23.
A medida acompanha a prorrogação do decreto de luto oficial, assinado pelo prefeito que estende o período de luto por mais três dias
Leia mais sobre:
praia grande,
anac,
balão,
Ministério do Turismo.
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cidade florida
Leãozinho Daren
Obra estadual
Duas alternativas
4.400 trabalhadores
Cuidado que move
Cidade florida