Sul de SC

Pela primeira vez, uma mulher assume a vice-presidência da Sicredi Sul

Patrícia Martins Gonçalves possui uma longa trajetória na governança da cooperativa

Por Redação Engeplus

Em 01/07/2025 às 10:00
imagem da noticia
Foto: Divulgação

A Sicredi Sul SC nomeou Patrícia Martins Gonçalves como nova vice-presidente da cooperativa. Esta é a primeira vez que uma mulher assume esse cargo na história da entidade na região. A posse oficial ocorre nesta terça-feira, 1º de julho. Hoje, a Sicredi Sul SC atende 45 municípios da região Sul de Santa Catarina — entre Imbituba e Passo de Torres — com 28 agências à disposição dos mais de 65 mil associados.

Natural de Criciúma, Patrícia possui uma longa trajetória na governança da cooperativa. Atuou por diversos mandatos no Conselho Fiscal e, posteriormente, foi convidada a integrar o Conselho de Administração, no qual foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira. O vínculo com a Sicredi começou antes da inauguração da agência em Tubarão, que ocorreu em 2008, quando participou ativamente da mobilização dos primeiros associados na cidade.

“É uma honra fazer parte deste momento e assumir a vice-presidência da cooperativa. Meu compromisso é seguir contribuindo com uma gestão sólida, responsável e voltada ao associado”, afirmou Patrícia. “Espero também inspirar outras mulheres a participarem ativamente do cooperativismo e de outros espaços de liderança”, completou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Patrícia é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e possui MBA em Gerência Contábil, Controladoria e Perícia pela Cesulbra. Desde 2003, atua como gerente executiva da CMBrasil - Casa do Microcrédito, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que oferece crédito a pequenos empreendedores, formais e informais na região.

Além da atuação profissional, ela participa do Rotary Tubarão Luz, integra o Conselho Fiscal da Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE), faz parte da diretoria do Sindicont de Tubarão e também do CPC da Igreja de Santa Luzia.

O papel da mulher no cooperativismo

Para a nova vice-presidente, a presença de mulheres em cargos de liderança dentro das cooperativas fortalece as instituições e amplia a diversidade nas decisões.

“A participação feminina contribui para decisões mais sensíveis às realidades das comunidades. É também uma estratégia inteligente para o futuro do setor. Quando unidas, somos capazes de transformar realidades e construir um cooperativismo mais justo, forte e próspero”, destacou.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com 103 cooperativas e mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Leia mais sobre:

sicredi,

sul de santa catarina,

Sicredi Sul,

Patrícia Martins Gonçalves.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral