Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 03/07/2025 às 10:33Com o projeto de revitalização, a Casa da Cultura funcionará com apoio de uma parceria público-privada em Criciúma. O local, que fica localizado na Praça Nereu Ramos, na área central da cidade, receberá melhorias na sua estrutura, como um café que será implementado para os visitantes do patrimônio histórico do municipio.
Além do café, que será mantido por uma empresa privada, o espaço também terá uma biblioteca, aulas de música e também um memorial da Secretaria Municipal de Educação, que serão organizados e ficarão sob responsabilidade da Fundação Cultural de Criciúma (FCC).
Segundo a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, no momento, a iniciativa está na fase de aprovação da documentação da empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto arquitetônico e planilha orçamentária, que estão sendo analisados pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Assim que habilitada, a empresa terá 60 dias para a elaboração do projeto, com base nas necessidades descritas.
“Como a Casa da Cultura é um patrimônio tombado em Criciúma, toda a parte estrutural, vista de fora, permanecerá a mesma. Com o projeto de revitalização, vamos apenas fazer adequações e melhorar as suas características internas. Basicamente, o prédio ficará igual e terá apenas modificações na parte de dentro”, ressaltou.
Lei do Retrofit
Este projeto será uma das iniciativas enquadradas no Programa Municipal de Retrofit, que foi sancionado pelo prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), nessa quarta-feira, dia 2. O texto estabelece regras para a modernização, restauração e revitalizações de edificações antigas do município.
Enquadram-se no regramento as edificações com autorização de ocupação expedida até 31 de dezembro de 1999 ou que possuam outro documento hábil que comprove a existência da construção até essa data. Ao se enquadrarem na Lei do Retrofit, os imóveis devem adotar medidas de segurança, acessibilidade e eficiência energética.
“O Programa Muncipal de Retrofit alinha a tecnologia com materiais modernos para a recuperação desses prédios antigos de Criciúma. Então, por meio desta iniciativa, conseguiremos preservar a arquitetura original acrescentando linhas de modernidade nos imóveis. Isso vai além da preservação, pois traz aos espaços urbanos uma nova concepção, valorizando o antigo com o moderno”, afirmou Cristiane.
A projeção da Prefeitura de Criciúma é iniciar a revitalização do espaço ainda em 2025. Porém, a data prevista para a inaguração será apenas no final de 2026.
Leia mais sobre:
criciuma,
revitalização,
casa da cultura.
Planejamento
Parque da Prefeitura
Segurança pública
Parque da Prefeitura
Segurança pública