Por Redação Engeplus
Em 04/07/2025 às 11:15Como forma de promover e manter um ambiente seguro, ético e respeitoso para todos, a ViaCosteira aderiu à Campanha “Assédio sexual é crime. Trafegue pela via do respeito!”. O objetivo da iniciativa é coibir a abordagem abusiva dos motoristas que passam dos limites e cometem crimes de assédio ou injúria contra os colaboradores nos pedágios.
Para promover e alcançar o maior número de pessoas, a ViaCosteira instalou adesivos nas praças de pedágio ao longo da BR-101, com a mensagem principal da campanha e o canal de denúncia, o Disque 100, que funciona de forma gratuita e 24 horas por dia para receber denúncias de violações de direitos humanos, incluindo a violência sexual.
A campanha aborda os diferentes tipos de assédios, entre eles o moral, racial e sexual e tem como foco inibir essa prática, infelizmente, comum nas praças de pedágios das rodovias, além de mostrar que o assédio não deve ser tolerado em momento algum e que deve ser denunciado.
Durante os atendimentos aos clientes, a concessionária já identificou cenas de assédio cometidos por quem passa nas cabines de pedágio. Dados recentes apontam que as mulheres são as principais vítimas desse tipo de crime. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Instituto Inteligência de Pesquisa e Consultoria (Ipec), em 2024, mostrou que três em cada quatro mulheres já sofreram algum tipo de assédio.
Leia mais sobre:
BR-101,
sul de sc,
ViaCosteira.
Identidade turística
Momento especial
18º edição
Acic
Programas sociais
Santa Catarina
Oportunidade
Vagas de emprego no Sul de Santa Catarina
Momento especial