Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 04/07/2025 às 18:02Em Criciúma, os movimentos sociais farão na manhã deste sábado dia 5, um plebiscito popular para discutir o fim da escala 6x1 e a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$5 mil. A iniciativa organizada por movimentos populares, centrais sindicais, partidos progressistas e entidades da sociedade civil já está acontecendo em outras regiões do Brasil, desde a última terça-feira, dia 1º. O intuito é mobilizar a população sobre dois temas.
Serão duas perguntas que a população poderá responder: ‘você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e pelo fim da escala 6×1?’, e ‘você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil pague mais imposto, para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda?'.
O diretor do Sindicato dos Bancários Laercio Silva, explicou que neste primeiro momento será feita esta ação na área central da cidade e que a iniciativa terá continuidade até o dia 7 de setembro em outros pontos de circulação de pessoas. “Como o Congresso Nacional não quis fazer desses dois temas um plebiscito oficial, nós estamos fazendo um popular que tem um caráter simbólico e para ajudar a mobilizar a população para pressionar deputados e senadores que votem a favor disso esse ano”, afirmou Silva.
As perguntas podem ser respondidas pela população de forma voluntária pelo celular, por meio de um QR Code, que será divulgado pelos movimentos ou de forma presencial em uma das ações previstas pelos movimentos sociais.
Leia mais sobre:
movimentos sociais,
plebiscito popular,
fim da escala 6x1,
isenção de imposto de renda.