Por Redação Engeplus
Em 07/07/2025 às 20:35Nesse sábado, dia 5, a Piazza Nova Belluno recebeu a Graduação e Troca de Cordões de Capoeira dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social de Siderópolis. O evento integrou o 11º Encontro do Grupo Pé na Serra e marcou a evolução de crianças e adolescentes atendidos pelas oficinas de capoeira. A cerimônia foi prestigiada por autoridades, familiares e por todos que circularam pela praça ao longo da manhã.
O encontro contou com a presença de mestres vindos de São Paulo e de cidades vizinhas, que acompanharam a apresentação dos jovens capoeiristas do município, em uma celebração repleta de significado. Atualmente, aproximadamente 80 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, participam das atividades, conduzidas pelo facilitador e contra-mestre Bruno Eichenberg da Silva.
Para a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Aniely Kristyne da Luz Názario, a capoeira, além de uma arte marcial que faz parte da cultura brasileira, é uma expressão de identidade e pertencimento. “Para os pequenos, representa disciplina, autoestima, coordenação motora e fortalecimento de laços comunitários, com respeito, solidariedade e valorização das raízes”, destacou.
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, também acompanhou a atividade e ressaltou a importância do evento. “Ver nossas crianças crescendo com acesso à cultura, ao esporte e à convivência saudável nos enche de orgulho. A capoeira é uma ferramenta transformadora, que fortalece os vínculos e contribui para a formação”, afirmou.
Colaboração: Antonio Rozeng e Jatene Macedo.
Leia mais sobre:
siderópolis,
capoeira,
SCFV,
Piazza Nova Belluno.
Problema persiste
Acessibilidade
Encontro gratuito
Olhar ao próximo..
Sem luz
Solenidade
Criciúma
Problema persiste
Olhar ao próximo..