Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 07/07/2025 às 15:24Encerrou no dia 30 de junho o prazo para o alistamento militar. Pela primeira vez no Brasil, mulheres puderam se inscrever, de forma voluntária, para tentar ingressar nas Forças Armadas. No Sul de Santa Catarina, foram 23 candidatas a uma vaga no Exército Brasileiro.
Conforme a 5ª Região Militar (5ª RM), que tem sede em Curitiba (PR) e é responsável pelos estados de Paraná e Santa Catarina, foram 16 alistamentos voluntários nos municípios que fazem parte do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), de Criciúma, e outros sete alistamentos na região da 14ª Companhia de Engenharia de Combate (14ª Cia e CMB), de Tubarão.
Ao todo, 1.609 mulheres se alistaram para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF) no PR e em SC. Do montante, 400 inscrições foram feitas em Curitiba. A capital paranaense é a única unidade do Exército Brasileiro apta a receber mulheres na 5ª Região Militar, contando com 62 vagas.
O Ministério da Defesa confirmou que, em todo o Brasil, somando Exército, Marinha e Aeronáutica, foram 33.721 alistamentos femininos. As alistadas concorrem às 1.465 vagas ofertadas pelas Forças Armadas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica.
A partir de agora, as alistadas seguem para as etapas seguintes, que contemplam seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. As selecionadas serão incorporadas no primeiro ou segundo semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha.
Assim como no alistamento masculino, o serviço militar feminino tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme critérios estabelecidos pelas Forças Armadas. Após o desligamento, as voluntárias vão para a reserva não remunerada.
Homens
Já os alistamentos masculinos para o Exército Brasileiro foram de 1.838 nos municípios englobados pelo 28º GAC (Criciúma) e mais 785 na área da 14ª Cia e CMB (Tubarão). Os jovens do sexo masculino que perderam o prazo do alistamento militar obrigatório devem procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar a situação. Será cobrada uma multa pelo alistamento fora do prazo.
Sem a regularização não é possível obter passaporte, registro de diploma, matrícula em instituições de ensino. O jovem também terá dificuldade em ingressar em instituições públicas ou empresas que tenham vínculo com o governo e assumir cargos públicos. Para as mulheres, o alistamento militar é voluntário.
Os homens totalizaram 1.029.323 alistamentos em todo o país, somando-se o Exército, a Marinha e a Aeronáutica
Leia mais sobre:
geral,
Santa Catarina,
feminino,
alistamento voluntário.
Preparativos
Encontro importante
Nova estrutura
Praia Grande
Top of Mind 2025
Direitos humanos
Aulas gratuitas
Nova estrutura