Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 07/07/2025 às 19:18O Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC), é considerado o principal gargalo logístico da BR-101 em Santa Catarina. Não foram poucas vezes que a rodovia ficou fechada por horas e até dias nos últimos anos devido a deslizamentos de terras, chuvas intensas ou graves acidentes. Para ampliar o debate por uma solução, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lançou nesta segunda-feira, dia 7, a campanha “Morro dos Cavalos – Solução já!”.
O objetivo da ação, reforçada por outras associações empresariais do Sul de Santa Catarina e por veículos de imprensa, é pressionar lideranças políticas para viabilizar a obra no Morro dos Cavalos. Três alternativas já foram levantadas: a primeira e mais antiga, a construção de dois túneis, um em cada sentido da rodovia; a segunda um contorno viário; e a terceira e mais recente, a implantação de apenas um túnel para baratear a obra.
“Nós não temos a resposta de qual é a melhor solução. A Acic não tem dinheiro para pagar projeto e muito menos para fazer a obra, mas temos o poder de cobrar e pressionar. O que queremos é a solução, seja ela um ou dois túneis, ou o contorno. O que importa é que tenhamos a solução o mais rápido possível e que seja executada”, disse o presidente da Acic, Franke Hobold.
O tráfego intenso com risco de acidentes, atraso na logística e aumento de custos, impactos negativos no turismo e abastecimento, perda de competitividade do Sul e dificuldades no atendimento de urgências médicas são elencados pela Acic como os principais resultados do problema. A mobilização tem como foco principal evitar que o assunto seja esquecido até que se haja uma solução.
“Cada vez que acontece algum imprevisto no Morro dos Cavalos, todos falam por algumas semanas e depois o assunto é esquecido. A nossa preocupação com esta campanha é que o tema seja debatido a longo prazo para mobilizar a sociedade e, principalmente, lembrar as autoridades, da importância se ter uma solução”, destacou Hobold.
Preocupação com a economia
Representando a classe empresarial, a Acic lidera o movimento por entender que a economia do Sul de Santa Catarina é a principal impactada com os bloqueios no Morro dos Cavalos. Por conta disso, a campanha também recebeu o slogan “A economia pede passagem”.
O diretor e tesoureiro da Acic, José Carlos Sprícigo, frisa que a região acumula atrasos no desenvolvimento devido à espera pela conclusão da duplicação da BR-101, que só chegou ao fim em 2015, com a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC). Para ele, a demora por uma solução para o Morro dos Cavalos não pode ser mais um gargalo para o Sul do estado.
“Quando uma empresa vem se instalar em Santa Catarina, ela analisa a logística para receber seus insumos e escoar sua produção. A logística é difícil em todo o estado, mas nós temos que nos preocupar com o Sul, que é onde estamos. Tenho certeza que esta mobilização nos fará alcançar o nosso objetivo. A economia está realmente pedindo por essa passagem”, disse.
Sprícigo também é vice-presidente regional Sul da Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A entidade defende a bandeira da construção dos dois túneis no Morro dos Cavalos. “Os estudos da Fiesc mostraram que esta é a melhor solução. Nós não podemos aceitar medidas paliativas. Santa Catarina é apenas 1,1% do território do Brasil e, mesmo assim, somos a quarta maior economia do país”, completou.
Entre as ações previstas pela Acic está a realização de encontros com representantes políticos do Sul de Santa Catarina e do restante do estado. A primeira reunião está prevista para acontecer no mês de agosto. Uma petição também deve ser criada para coletar assinaturas em prol do movimento.
Leia mais sobre:
geral,
campanha,
ACIC,
morro dos cavlaos.
Pátria amada
Online e gratuito
Quem Ama Cuida
Cultura e tradição
Mais segurança
Diversas áreas
Online e gratuito
Quem Ama Cuida
Cultura e tradição
Diversas áreas