Por João Gabriel da Rocha
Em 10/07/2025 às 11:15A Cruz Vermelha de Criciúma, em parceria com a Defesa Civil regional e outras instituições da equipe multi-institucional, encerra nesta quinta-feira, dia 10, a campanha S.O.S RS. A iniciativa tem como objetivo ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos meses. Até o final do dia, as pessoas podem doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, agasalhos e cobertores, água potável ou fraldas infantis e geriátricas.
Segundo o vice-presidente da Cruz Vermelha e coordenador da equipe multi-institucional, Almir Fernandes, a campanha iniciou com foco em quatro municípios, mas se adaptou conforme as necessidades. “Inicialmente, os locais que estavam precisando de assistência eram Canoas, Eldorado do Sul, Rio Pardo e Santa Cruz. Entretanto, encerramos tendo como prioridade Eldorado do Sul e Rio Pardo”, destaca, em entrevista ao Portal Engeplus.
De acordo com Fernandes, a ação busca amparar os moradores que não têm recebido auxílio suficiente das autoridades. “O pessoal está com necessidade e o poder público não está conseguindo atender todas as pessoas desabrigadas. Por isso, estamos recebendo doações para garantir uma sobrevida para essas pessoas”, afirma.
Ele reforçou a importância da empatia e incentivou as pessoas a realizarem suas doações. “Temos condições de passar dias nos cobrindo e dormindo debaixo de um teto, enquanto muitos estão desprovidos disso. Temos que pensar nos nossos irmãos, pois muitos não tiveram essa sorte e estão em estado de calamidade”, frisa
Apesar de não haver um levantamento exato de quantos materiais foram arrecadados, já que os postos seguem ativados até o final do dia, Fernandes avalia o resultado como positivo. “Geralmente, é difícil as pessoas comprarem cobertores novos para doar, o que tem acontecido nessa campanha”, salienta o vice-presidente.
Campanha do Agasalho continua
Realizada anualmente pela Cruz Vermelha, a Campanha do Agasalho seguirá ocorrendo até o frio diminuir na região. “Fazemos entregas todas as quintas-feiras pela tarde, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Muitas pessoas até mesmo vêm de outras cidades, como Nova Veneza, para garantir cestas básicas e agasalhos”, ressalta Fernandes.
As doações para a campanha S.O.S RS podem ser entregues até o final desta quinta-feira, nos seguintes locais:
Associação dos Voluntários Veteranos do 28º GAC (Avet)
Associação Empresarial de Criciúma (Acic)
Corpo de Bombeiros Militar
Cruz Vermelha
Declaração de Trânsito e Transferência (DTT)
Defesa Civil de Criciúma
Defesa Civil Regional
Estádio Heriberto Hülse
Fórum de Justiça
Grupo de Ações Coordenadas (Grac)
Polícia Científica
Polícia Civil
Polícia Federal
Polícia Militar
Polícia Penal
Unesc
Leia mais sobre:
criciuma,
rio grande do sul,
Cruz Vermelha.
Primeira edição
Avenida Centenário
Governo do estado
Segundo encalhe
Morro da Fumaça
Capacitação
Avenida Centenário
Governo do estado
Morro da Fumaça