Duas alternativas

Com contrato encerrado, prefeitura avalia novas formas para gestão do rotativo em Orleans

Decisão será tomada em um prazo de 70 dias

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 10/07/2025 às 14:08
imagem da noticia
Foto: Prefeitura de Orleans/Divulgação

A Prefeitura de Orleans está avaliando as possibilidades para a continuação dos serviços do estacionamento rotativo após o encerramento do contrato com a empresa HiperOFF, que era responsável por fazer a gestão dos trabalhos no município. A decisão foi realizada na última segunda-feira, dia 7, e até o momento os serviços seguem paralisados.

Segundo o prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta (PP), a administração municipal está avaliando duas alternativas para desenvolver a retomada do estacionamento rotativo no município. Uma delas é lançar um novo processo licitatório para contratação de outra empresa, já a segunda opção é a própria Prefeitura de Orleans fazer a gestão de forma autônoma do rotativo.

“Com o encerramento do contrato, estamos fazendo a contração de sistemas e avaliações de como funcionará a partir de agora, pois queremos que o nosso estacionamento rotativo seja melhorado. Então, a segunda opção é a que mais me agrada. Iniciamos um estudo de implantação e tenho 99% de certeza que a gestão ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Orleans”, ressaltou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Em entrevista ao Portal Engeplus, o chefe do Poder Executivo pontuou que, independente da opção escolhida, o foco é desenvolver uma gestão eficiente e proporcionar melhorias na mobilidade urbana do trânsito em Orleans. A alternativa, que retomará os serviços do rotativo no município, será decida em um prazo de até 70 dias. 

“Queremos deixar claro que os serviços do estacionamento rotativo serão retomados e estamos nos dedicando para implementarmos isso o mais rápido possível. Com muita responsabilidade, queremos proporcionar melhorias no trânsito, principalmente nas ruas localizadas em nossa regões central”, destacou. 

Contrato encerrado

Conforme Cruzetta, a decisão para o encerramento do contrato com a antiga empresa foi ocasionada por conta do descumprimento com obrigações contratuais, que não vinham sendo cumpridas desde 2022. A informação foi repassada ao prefeito pelo setor de contabilidade, que informou que em março o débito da empresa com a municipalidade já ultrapassava o valor de R$ 394 mil.  

“O serviço estava sendo gerado, mas as obrigações contratuais não estavam sendo cumpridas, como as contribuições do Imposto Sobre Serviço (ISS), que não estavam sendo feitas de formas corretas. Além disso, também soubemos de questões trabalhistas, onde a empresa também estava em déficit com os funcionários, que não estavam sendo pagos. Os problemas foram uma soma de fatores, que quando soubemos, tivemos que tomar providências”, disse. 

Quando a Prefeitura de Orleans ficou ciente do assunto, a empresa foi notificada duas vezes pela administração municipal. Entretanto, de acordo com o prefeito do município, eles não se manifestaram, motivando o encerramento do contrato. O Portal Engeplus também entrou em contato com a gerência da empresa HiperOFF na manhã de hoje e não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

Leia mais sobre:

Orleans,

estacionamento rotativo,

Contrato encerrado.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral