Balanço

Nas ações devido ao frio, mais de 50 pessoas em situação de rua são abordadas em Criciúma

Durante as primeiras quatro iniciativas, 150 cobertores também foram entregues

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 11/07/2025 às 12:29
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Arquivo/Portal Engeplus

Desde o início do inverno, a Secretaria de Assistência Social de Criciúma vem monitorando as ondas de frio e intensificando as abordagens das pessoas em situação de rua, que se encontram no município. Até o momento, foram quatro ações ao longo das noites e madrugadas, que resultaram em 56 pessoas abordadas e 150 cobertores entregues.

Segundo a secretária de Assistência Social de Criciúma, Dudi Sônego, durante as iniciativas, além da entrega de cobertores, a equipe também disponibiliza o encaminhamento para a República (antiga Casa de Passagem), localizada no bairro Pinheirinho. Nas quatro abordagens, ao todo, dez aceitaram o encaminhamento.

“Por conta do frio, o local teve vagas ampliadas e ainda temos seis disponíveis. No local, as pessoas têm direito de dormir e também ganham uma refeição. Além disso, também temos uma quantidade legal de cobertores para entregar ainda. As abordagens serão feitas até o inverno acabar, pois o frio está maior neste ano”, afirmou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Quatro ações devido ao frio foram realizadas até o momento em Criciúma. (Foto: Rafaela Custódio/Arquivo/Portal Engeplus)

Próximas ações

Em 2025, as abordagens de pessoas em situação de rua por conta do frio iniciaram em maio, com uma ação isolada, e foram intensificadas em junho. Conforme Dudi, a data para as próximas ações ainda não foram definidas, pois a Secretaria de Assistência segue esperando a próxima onda de frio chegar no município. 

Nas ações, o grupo passa pelos bairros Pinheirinho, Santa Luzia, Próspera, Santa Bárbara e Centro. A equipe também atende chamados isolados que chegam ao longo da noite, como ocorreram nos bairros Quarta Linha, Demboski, Vila Zuleima e Mina do Mato. “Estamos monitorando e vamos fazer quantas ações forem necessárias”, disse.     

Apesar das ações intensificadas no frio, o serviço de abordagem da Assistência Social também é oferecido 24 horas em Criciúma.                                            

Leia mais sobre:

criciuma,

frio,

Assistência Social,

Moradores de rua.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral