Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 11/07/2025 às 12:29Desde o início do inverno, a Secretaria de Assistência Social de Criciúma vem monitorando as ondas de frio e intensificando as abordagens das pessoas em situação de rua, que se encontram no município. Até o momento, foram quatro ações ao longo das noites e madrugadas, que resultaram em 56 pessoas abordadas e 150 cobertores entregues.
Segundo a secretária de Assistência Social de Criciúma, Dudi Sônego, durante as iniciativas, além da entrega de cobertores, a equipe também disponibiliza o encaminhamento para a República (antiga Casa de Passagem), localizada no bairro Pinheirinho. Nas quatro abordagens, ao todo, dez aceitaram o encaminhamento.
“Por conta do frio, o local teve vagas ampliadas e ainda temos seis disponíveis. No local, as pessoas têm direito de dormir e também ganham uma refeição. Além disso, também temos uma quantidade legal de cobertores para entregar ainda. As abordagens serão feitas até o inverno acabar, pois o frio está maior neste ano”, afirmou.
Próximas ações
Em 2025, as abordagens de pessoas em situação de rua por conta do frio iniciaram em maio, com uma ação isolada, e foram intensificadas em junho. Conforme Dudi, a data para as próximas ações ainda não foram definidas, pois a Secretaria de Assistência segue esperando a próxima onda de frio chegar no município.
Nas ações, o grupo passa pelos bairros Pinheirinho, Santa Luzia, Próspera, Santa Bárbara e Centro. A equipe também atende chamados isolados que chegam ao longo da noite, como ocorreram nos bairros Quarta Linha, Demboski, Vila Zuleima e Mina do Mato. “Estamos monitorando e vamos fazer quantas ações forem necessárias”, disse.
Apesar das ações intensificadas no frio, o serviço de abordagem da Assistência Social também é oferecido 24 horas em Criciúma.
Leia mais sobre:
criciuma,
frio,
Assistência Social,
Moradores de rua.
Novela sem fim
Primeira edição
Avenida Centenário
Novela sem fim
Avenida Centenário