13ª edição

Siderópolis realiza Conferência Municipal de Assistência Social com foco na reconstrução do Suas

Mais de 90 pessoas participaram nesta sexta-feira, dia 11

Por Redação Engeplus

Em 13/07/2025 às 11:15
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Mais de 90 pessoas participaram nesta sexta-feira, dia 11, da 13ª Conferência de Assistência Social de Siderópolis. O evento, realizado no Restaurante Romagna, em São Pedro, foi organizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. Este ano, o encontro teve como tema "20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Construção, Proteção Social e Resistência”.

Conforme a palestrante do evento, a mestre em Assistência Social, Karla Borges, o evento avalia como estamos avançando em relação ao Suas. “Precisamos analisar os avanços, os desafios que temos, tanto no município, como para o estado de Santa Catarina e o país”, explicou.

Segundo ela, o desafio da assistência social, embora todos os avanços, é a ausência de percentual no orçamento público. Enquanto a saúde tem garantia de 15%, a educação 25%, a assistência social, está lutando pela aprovação da proposta de emenda constitucional 383, desde 2017. “É a garantia de orçamento público para não ficar à ‘mercê’ de cada governo inclusive”, explicou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Karla ainda reforça que as conferências servem para refletir sobre a realidade dos municípios. Como no caso de Siderópolis, que tem aproximadamente 14 mil habitantes, mas tem variações com área urbana e rural, áreas de vulnerabilidade que precisam pensar propostas para aperfeiçoar a oferta de benefícios para proteção das famílias. “Principalmente em situação de vulnerabilidade, que têm situações de violência e precisamos ampliar o debate sobre assistência social enquanto direito”, declarou.

O evento reuniu usuários do Suas, entidades como a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess), e a Apae, membros do Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Educação, além dos trabalhadores da Assistência Social. Conforme a Secretária de Assistência Social, Fernanda Frello Venturini, hoje o município atende aproximadamente 300 famílias diretamente pelos serviços, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e realizando participações em campanhas nacionais.

Ao final da Conferência foram eleitos os delegados que representaram o município na etapa estadual. Giovana Cesa e Fernanda Cristina Frelo Venturini, foram eleitas, respectivamente, como titular e suplente, para representar os trabalhadores do Suas. Já Elaine Moisés de Figueiredo (titular) e Maria de Fátima Augusto (suplente), vão representar os usuários da Política Pública de Assistência Social.

O evento teve ainda apresentação das crianças e adolescentes que participam das oficinas de capoeira no Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, conduzidas pelo facilitador e mestre Bruno Eichenberg da Silva.

Colaboração: Antonio Rozeng e Jatene Macedo.

Leia mais sobre:

siderópolis,

13ª edição.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral