Por Redação Engeplus
Em 17/07/2025 às 20:35A jornada rumo ao 5° Fórum Internacional de Inovação Social iniciou nessa quarta-feira, dia 16, com a realização do primeiro Lab Social no Centro de Inovação de Criciúma (Crio). Promovido pela Abadeus Centro de Inovação Social, em parceria com o Sebrae/SC e a Unesc, o encontro reuniu representantes de diferentes setores para pensar soluções para os desafios sociais e ambientais contemporâneos, lançando as bases do Fórum previsto para 2026.
Sob o tema “Cocriação, inovação e impacto coletivo”, o Lab se destacou por sua abordagem prática, focada na escuta ativa e no trabalho conjunto. A condução foi feita pelo especialista em processos criativos Igor Drudi, que liderou uma imersão baseada em uma metodologia digital interativa.
"Utilizamos uma dinâmica de cocriação que permitiu que diferentes vozes fossem ouvidas por meio de uma plataforma digital. A partir de perguntas-chave, os participantes compartilharam ideias e visões que foram consolidadas em tempo real com o apoio da inteligência artificial", explicou Drudi.
A diretora-executiva da instituição, Shirlei Monteiro, destacou que esta foi a primeira vez em que os representantes dos públicos envolvidos no Fórum participaram da concepção de uma nova edição. "Ao longo das quatro edições anteriores, o Fórum se consolidou como espaço relevante de debate. Agora, nosso objetivo é mostrar de forma simples que a inovação social é a chave para o desenvolvimento sustentável, pois promove transformações e também a inclusão digital e preparação para a inclusão produtiva", destacou.
Ao longo da tarde, o Lab proporcionou um espaço dinâmico de escuta, colaboração e troca de experiências entre diferentes setores. A diversidade de perfis entre os, participantes, desde gestores públicos até educadores e agentes do terceiro setor, criou um ambiente fértil para o surgimento de propostas alinhadas com os desafios reais do território.
Universidade e comunidade
Representando a Unesc, a reitora em exercício Gisele Coelho Lopes reforçou que a universidade não poderia estar ausente em um momento como este. "A Unesc está inserida em um ecossistema de inovação que conecta diferentes frentes, e a inovação social é uma delas. Participar dessa construção com a Abadeus fortalece a identidade da nossa região, que é referência em iniciativas transformadoras", afirmou Gisele.
Políticas públicas
O evento também contou com a presença do prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, que ressaltou a importância do Lab como pilar para as diretrizes do próximo Fórum. "O poder público já é parceiro do Fórum desde sua origem, mas agora precisamos aprofundar o debate sobre políticas públicas de assistência social, inclusive no que diz respeito ao financiamento dessas ações. A inovação social tem conseguido chegar onde muitas políticas públicas ainda não alcançam", declarou o prefeito.
Durante a dinâmica, os participantes foram provocados a pensar de forma prática: quais ideias podem, de fato, sair do papel? Quais caminhos precisam ser construídos em conjunto? O uso da tecnologia como apoio demonstrou como a inovação pode ser aplicada ao planejamento de políticas públicas e soluções sociais.
Apoio estratégico e impacto regional
Parceiro de longa data da Abadeus, o Sebrae esteve representado pela analista técnica da regional Sul/SC, Simone Amorim, que ressaltou que o trabalho conjunto entre as instituições tem gerado resultados concretos. "O Sebrae atua há anos com a Abadeus dentro do programa de inclusão socioprodutiva, promovendo acesso à informação, capacitação e oportunidades reais para pessoas em situação de vulnerabilidade. Trazer nomes como o Igor para este ambiente é parte desse esforço", pontuou.
Entre os participantes, o sentimento era de entusiasmo e conexão com uma causa maior. Para Thiago Roque, coordenador pedagógico da Marista Escola Social, o evento representou uma ponte entre a escola, a comunidade e o futuro. "Estar aqui com a Abadeus, que tem uma pegada forte de tecnologia e inovação, é uma oportunidade de levar esse olhar para dentro da escola. Esse evento faz com que estudantes e educadores se sintam parte de uma mudança real no mundo", afirmou.
O Lab Social foi o primeiro de outros movimentos preparatórios que darão forma à quinta edição do Fórum Internacional de Inovação Social.
A expectativa da Abadeus é que, ao manter o processo aberto e participativo, o evento de 2026 seja ainda mais plural, agregando visões e ideias diferentes para solucionar problemas sociais e transformar as comunidades locais.
Colaboração: NZBT Comunicação.
Leia mais sobre:
abadeus,
Primeiro Lab Social.
2025-2028
Siderópolis
Dia da Independência
ViaCosteira
Duplo Balanço
Regularidade
Primeira edição
ViaCosteira
Duplo Balanço