Por Redação Engeplus
Em 18/07/2025 às 10:20O Ginásio Antônio Carrilho, na Unesc, foi palco da abertura oficial da 68ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), nessa quinta-feira, dia 17. A cerimônia reuniu autoridades, atletas e representantes de Instituições de Ensino Superior de todo o estado, marcando o início de uma das maiores competições universitárias de Santa Catarina.
Com cerca de 1,5 mil atletas inscritos, os JUCs deste ano prometem uma semana intensa de competições, distribuídas em 13 modalidades esportivas, entre coletivas e individuais. As disputas ocorrem em diversos espaços esportivos da cidade de Criciúma, que pela segunda vez recebe a competição em parceria com a Unesc. A primeira vez foi há 27 anos, em maio de 1998, na 46ª edição.
Para a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, é um grande prazer para a Universidade poder recepcionar os estudantes visitantes e proporcionar uma amostra do que é a experiência de viver o campus em um ambiente que pulsa energia.
“É um privilégio para a nossa Unesc, celebrando seus 57 anos, receber esses atletas. Nosso sentimento é de gratidão por mostrar como a Universidade é linda, organizada e está cheia de energia para viver o melhor desses dias de jogos universitários. Esporte é vivência, congraçamento, colaboração, cocriação. Acreditamos que esses dias serão dias que marcarão a vida dos jovens que aqui estão”, salientou.
Principal vitrine do esporte universitário catarinense
Durante a cerimônia de abertura, autoridades ressaltaram a importância do evento para o fortalecimento não só do esporte universitário, mas também como importante momento de recepção de visitantes no município.
O prefeito de Criciúma Vagner Espíndola participou da solenidade, e enalteceu a acolhida da Unesc aos mais de 1,5 mil atletas. “Aqui vocês terão a melhor acolhida possível. A cidade de Criciúma e a Unesc estão preparadas para recebê-los. A cidade respira esporte. Queremos que vocês saiam daqui com o sentimento de que está é uma cidade para a qual dá vontade de voltar”, destacou.
Para o presidente da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Manoel Obdulio Rebelo, a abertura desta noite representou um dos melhores momentos dos últimos tempos. “Estamos muito felizes pela recepção na Unesc e com grandes expectativas para os dias de competição. Tudo foi preparado com muito cuidado pela Comissão Central Organizadora (CCO). Nossa gratidão especial também pela homenagem recebida nesta noite em nome da FCDU. Nos sentimos lisonjeados pela lembrança”, enalteceu, destacando ainda que o esporte vai muito além das medalhas e ensina sobre superação, trabalho em equipe e amizade.
Egresso do curso de Educação Física da Unesc, o atual presidente Fesporte, Jeferson Batista, representando o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, desejou a todos os participantes dias de muito sucesso na competição e grandes momentos de convívio entre os colegas. “Muito joguei também aqui no ginásio e ver hoje como a Unesc cresceu, como ela proporciona grandes possibilidades e oportunidades para toda a região é motivo de muito orgulho”, pontuou.
Próximos dias de competição
As competições seguem ao longo da semana, com disputas nas modalidades Badminton, Beach Tennis, Tênis, Tênis de Mesa, Basquete, Basquete 3×3, Futebol, Futsal, Handebol, Karatê, Vôlei de Praia, Vôlei e Xadrez. Os resultados das disputas serão fundamentais na obtenção de vagas para a fase nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecerá ainda este ano.
As disputas acontecem nos espaços esportivos da Unesc, Satc, Mampituba e no Ginásio da Fundação Municipal de Esportes. Já as modalidades de Judô e Natação serão em Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis, respectivamente. A programação completa dos jogos pode ser acompanhada pelo site.
Leia mais sobre:
criciuma,
Unesc.
Passageiros e cargas
2025-2028
Siderópolis
Dia da Independência
Regularidade
Passageiros e cargas