Tradição cultural

Siderópolis celebra 134 anos da imigração italiana com Tombo da Polenta, música e religiosidade neste sábado

Programação segue até às 21 horas

Por Redação Engeplus

Em 19/07/2025 às 10:30
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Siderópolis celebra os 134 anos da imigração italiana na região neste sábado, dia 19. A programação, que inicia ainda pela manhã, marca a data com homenagens, música, religiosidade e tradições culturais, além do lançamento da programação oficial da 24ª Festa do Colono.

O ato oficial está marcado para o período da noite, mas, pela manhã, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) estarão na praça realizando uma ação para inclusão no cadastramento turísticos locais no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo.

Já na parte da tarde, a homenagem aos imigrantes será às 16h30, junto ao monumento, com a oferta de uma guirlanda de flores em memória dos primeiros italianos e de suas famílias, que ajudaram a construir a história da cidade.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, afirma que será um momento especial. Logo em seguida, todos estão convidados para a missa bilíngue (italiano e português), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, marcada para às 17 horas. A celebração será presidida pelo Padre Wanderlei e contará com a participação do tradicional Grupo de Cantores Bellunesi.

Ato oficial

À noite, a programação segue com apresentações culturais na Piazza Nova Belluno. Às 18 horas, sobe ao palco o Coral Peregrinos da Montanha, seguido, às 19 horas, do ato oficial de comemoração pelos 134 anos da imigração e do lançamento da 24ª Festa do Colono. O momento contará com apresentações do Grupo de Cantores Bellunesi e dos alunos do ensino de língua italiana.

Um dos pontos altos da celebração será o tradicional Tombo da Polenta, que ocorre às 20h30 e será realizado pelo Grupo Amici Della Polenta, acompanhado por cantos típicos italianos. Em seguida, a música segue com o show da cantora Isabeli Moro, às 21 horas.

“A programação celebra o legado dos imigrantes e reforça o orgulho da comunidade sideropolitana por suas raízes italianas”, comentou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro. O evento é uma realização conjunta entre entidades locais, com apoio do Governo de Siderópolis.

Leia mais sobre:

siderópolis,

tombo da polenta.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral