Golfinho-de-dentes-rugosos é encontrado morto em Imbituba
Ocorrência foi registrada na última semana, na Praia da Vila
Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
1 min de leitura

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) recolheu mais um golfinho morto no Sul catarinense. Desta vez, trata-se de um golfinho-de-dentes-rugosos (Steno brendanensis), que foi encontrado na Praia da Vila em Imbituba, no último dia 29.
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, dia 4, no perfil oficial da PMP-BS/Udesc no Facebook. O animal acabou encaminhado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc para necropsia que identificará a causa da morte.
Segundo a médica veterinária, Gabriela Cristini de Souza, o golfinho era uma fêmea. “Estava muito magra e quase não tinha conteúdo estomacal, o que significa que não estava se alimentando. O golfinho apresentava um edema e congestão pulmonar, indicativo de afogamento”, diz o órgão.

Além do mais, o golfinho também apresentava defesa imunológica baixa, lesões pulmonares e um possível quadro de infecção. Este é o terceiro caso desta espécie de golfinho em quatro anos de projeto. Entre as características desta espécie, estão os dentes que apresentam superfície da coroa com intensa rugosidade.
A fêmea encontrada morta pesava 75 quilos e tinha aproximadamente 2,11 metros de comprimento.







