Por Jessica Rosso Crepaldi - horadocampo@engeplus.com.br
Em 12/11/2021 às 14:54Você sabia que as vacas leiteiras podem ficar estressadas por conta do forte calor e isso ameaça a saúde e a produtividade delas? Poisé, o professor do departamento de Zootecnia (Animal Science) na Universidade da Flórida, Geoffrey Dahl, relatou em um evento em Santa Catarina neste mês, quais são os impactos causados neste animal. Segundo o especialista, o estresse calórico:
- reduz a produção de leite,
- altera a composição,
- diminui a ingestão de matéria seca e;
- afeta negativamente a saúde e a reprodução.
“Há evidências crescentes de que ignorar o estresse térmico da vaca seca* levará a resultados negativos na produtividade, na saúde e até mesmo na prole dessas vacas”, alertou.
As pesquisas apontadas pelo especialista vão além. Mostram que os bezerros de mães sob estresse causado pelo calor, irão produzir menos leite em sua primeira lactação, se estendendo com uma produtividade reduzida também na segunda e terceira lactação. E não para por aí. O estresse térmico parece piorar o desempenho dos filhos do bezerro.
*O período seco da vaca é uma fase de preparação para a próxima lactação. Neste período acontece a regeneração das células da glândula mamária.
Leia mais sobre:
estresse,
Produtividade,
forte calor,
vacas leiteiras.
Hora do Campo
Hora do Campo
Hora do Campo
Hora do Campo
Hora do Campo
Hora do Campo
Hora do Campo
Hora do Campo